Pequenos negócios de alimentos e bebidas, grandes varejistas potiguares e órgãos fiscalizadores se reuniram nesta segunda-feira (31) no Evento Conexão Mercado e Alimentação, realizado na Agência Sebrae Grande Natal. O encontro teve como objetivo apresentar novas oportunidades para o setor, promover a troca de experiências e fortalecer a conexão entre empreendedores e grandes instituições.
A iniciativa contou com a participação da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), da Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa), da Associação dos Supermercados do Rio Grande do Norte (Assurn) e de marcas consolidadas no mercado, como o Supermercado Nordestão e o Cantinho Sertanejo.
O evento foi estruturado em painéis e bate-papos, nos quais representantes das instituições compartilharam orientações sobre como os pequenos negócios podem se adaptar às exigências do setor e ampliar sua participação no mercado.
“Nossa proposta é, mediante iniciativas como a de hoje, posicionar o Sebrae como parceiro do setor, reforçando o compromisso de apoiar pequenos negócios na busca por acesso a novos mercados, inovação, regularização e crescimento sustentável no mercado de alimentos e bebidas”, pontuou Ana Carolina Ribeiro, gestora da indústria de alimentos e bebidas do Sebrae-RN.
Formalização e novas oportunidades
Péricles Medeiros, representante do Cantinho Sertanejo, destacou a importância da qualificação dos fornecedores artesanais e do fortalecimento das parcerias comerciais. “Nosso objetivo é compartilhar conhecimento para multiplicar oportunidades. Muitos fornecedores ainda produzem de forma artesanal, com muito capricho, mas sem atenção às exigências formais do mercado. Por isso, buscamos acolhê-los, orientá-los sobre a burocracia necessária e indicamos o Sebrae como parceiro para ajudar na regularização e no crescimento sustentável dos negócios”, afirmou.
Já o auditor da Suvisa, Thiago Raulino, abordou a relação dos empreendedores com os órgãos sanitários e ressaltou a importância da regularização para a competitividade no setor. “Queremos entender como os empresários percebem a atuação da vigilância sanitária e identificar pontos de melhoria. Além disso, reforçamos que a regularização sanitária não é apenas uma exigência legal, mas um diferencial para garantir a qualidade do produto e facilitar a obtenção de certificações importantes para o mercado”, explicou. Raulino também ressaltou que a Suvisa tem investido em canais de atendimento mais acessíveis, incluindo um novo serviço via WhatsApp, para agilizar a comunicação com os empreendedores.
O impacto positivo da formalização também foi enfatizado por Emanoele Belchior, sócia-proprietária da Petisqueria. Segundo ela, a conexão com o Sebrae foi essencial para a profissionalização do negócio, que começou como uma atividade secundária e, devido ao sucesso, tornou-se a principal fonte de renda das sócias.
“Somos três sócias, mulheres empreendedoras, que acreditam uma na outra e na força do nosso negócio. Atendemos desde pequenos encontros até grandes eventos. Estar conectadas com o Sebrae nos ajudou a estruturar a empresa, profissionalizando processos e ampliando nossa rede de contatos. Eventos como esse, que promovem conexões, nos proporciona muito aprendizado, networking e novos mercados”, afirmou.
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