ASN RN Atualização
Compartilhe

Fórum de Energias Renováveis diversifica programação e amplia público participante

Com temáticas e assuntos variados, o evento chega à edição 2023 abrangendo vários perfis de público,, com mais de 600 inscritos,. O fórum encerra nesta quinta-feira (23), no Holiday Inn
Por Especial Fórum de Energias Renováveis
ASN RN Atualização
Compartilhe

Natal – O Fórum de Energias Renováveis 2023 apresentou um diferencial nesta edição: uma maior abrangência de assuntos, atendendo uma diversidade de perfis de participantes. A programação foi elaborada para não se limitar apenas às empresas integradoras de energia solar, mas também incluir temas relevantes para startups, acadêmicos, empresas de tecnologia interessadas em energias renováveis, junto com todos os profissionais envolvidos nessa cadeia produtiva. Realizado pelo Polo Sebrae de Energias Renováveis em colaboração com o Instituto Senai de Inovação – ISI, o evento prossegue nesta quinta-feira (23), no Hotel Holiday Inn, com uma extensa programação distribuída em quatro palcos simultâneos, com 55 palestrantes e mais de 600 participantes inscritos.

Lorena Roosevelt (a direita), gerente do Polo Sebrae de Energias Renováveis. Fotos: Moraes Neto

A gerente do Polo Sebrae de Energias Renováveis. Lorena Roosevelt, destaca: “Embora todos estejam ligados à energia, o tema transversal, os perfis são distintos. Por isso, criamos diversas programações e três palcos diferentes, cada um ligado ao mote do evento: conteúdo'”. No palco conteúdo, são oferecidas palestras sobre temas relacionados às energias renováveis; no palco conexões, ocorrem rodadas de negócios e a interação entre os agentes do setor; e no palco negócios e inovação, o foco está na evolução dos negócios e suas inovações. Essa variedade de palcos permite atender à diversidade de perfis dos participantes, possibilitando que personalizem sua experiência no evento.

“Com a programação em mãos e fones de ouvido, eles podem ajustar sua agenda de acordo com seus interesses específicos. Aqui, várias atividades acontecem simultaneamente para atender à diversidade do público, sempre mantendo o participante no centro da experiência”, acrescenta Roosevelt.

O palestrante Lucas Trindade, diretor da Colina Tech, patrocinadora do evento, menciona que no Palco Conteúdo estão sendo abordados temas que vão desde modelos de negócio na geração de energia à discussões sobre mobilidade elétrica. No Palco Conexões, há um foco em inovação, destacando o forte ecossistema local de inovação de açúcar e energias renováveis, além de explorar editais de fomento à inovação.

O Palco Negócios abriga uma rodada inicial com participantes da trilha solar, seguida pelo Energy Day – um evento paralelo com foco no setor público e em inovações abertas para o setor energético. “Apresentaremos casos de sucesso de startups nordestinas em energia, como a AES Brasil e a 2W, além de uma programação específica para os municípios em parceria com a Femurn”, relata.

A programação voltada para os agentes públicos é um dos destaques, já que as energias renováveis representam uma oportunidade para as prefeituras reduzirem custos com energia elétrica nos prédios públicos. Exemplo disto é o caso da prefeitura do Rio de Janeiro, que já está no mercado livre, economizando de 30% a 50% nos custos com energia.

Além disso, a organização preparou uma estrutura para o evento visando facilitar conexões e networking. Os palcos principais, os menores e vários espaços de conversa foram planejados para que as pessoas se encontrem, se conectem e gerem novas interações. O Fórum de Energias Renováveis 2023, realizado pelo Polo Sebrae de Energias Renováveis em parceria com o Instituto Senai de Inovação – ISI, conta com o apoio da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), da Escola de Leads e o patrocínio da Colina Tech.