ASN RN Atualização
Compartilhe

Fórum de Energias Renováveis inicia em Natal com debates sobre energias limpas

Evento reúne especialistas, empresários e empreendedores para discutir os desafios e perspectivas no setor de energias limpas no Rio Grande do Norte e no Brasil
Por Especial Fórum de Energias Renováveis
ASN RN Atualização
Compartilhe

Natal – Especialistas, empresários, startups, investidores, estudantes e entusiastas estão em Natal para discutir o futuro do setor de energias limpas, durante o Fórum de Energias Renováveis 2023, que iniciou nesta quarta-feira (22). Ao longo de dois dias, o evento abordará os desafios e oportunidades desse mercado, fornecendo insights sobre as perspectivas tanto no Rio Grande do Norte como em todo o país. A programação acontece no centro de eventos do Hotel Holiday Inn com palestras e painéis simultâneos em quatro palcos. Mais de 500 participantes participaram da abertura do evento que é realizado pelo Polo Sebrae de Energias Renováveis em parceria com o Instituto Senai de Inovação – ISI.

A abertura do fórum contou a com a participação do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-RN, Itamar Manso Maciel, do diretor técnico do Sebrae-RN, João Hélio Cavalcanti, do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Norte, Jaime Calado e da diretora do Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), Amora Vieira.

Para o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-RN, Itamar Manso Maciel, o fórum é uma oportunidade única para profissionais e empresas se atualizarem, explorarem uma ampla variedade de tópicos e estabelecerem conexões estratégicas que podem impulsionar o desenvolvimento do mercado de energias renováveis no Rio Grande do Norte e no Brasil.

De acordo com o diretor técnico do Sebrae-RN, João Hélio Cavalcanti, a terceira edição do Fórum de Energias Renováveis acontece em um momento em que o mundo se depara com sinais alarmantes da urgência da transição energética em decorrência das mudanças climáticas.

“Devemos acelerar ainda mais as iniciativas em direção à transição energética e apoiar as empresas que estão contribuindo para esse movimento. O futuro será moldado por negócios sustentáveis que ajudam a enfrentar os desafios globais”, afirmou./>

-

O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Norte, Jaime Calado, destacou a importância de eventos que abordem o tema de energias renováveis, criando espaços importantes de trocas e conexões entre diversos representantes do setor. “Eventos como este proporcionam um espaço valioso para trocas e conexões entre diversos representantes, incluindo empreendedores, pesquisadores, startups, consultores e associações representativas, o que é fundamental o desenvolvimento do setor energético em direção a um futuro mais sustentável e promissor”, afirmou o Secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Norte, Jaime Calado.

O secretário enfatizou ainda o papel do Rio Grande do Norte como uma referência incontestável no setor de energias renováveis, destacando o papel protagonista do Brasil, e em especial, da região Nordeste. “A abundância de recursos naturais, como vento e sol, não apenas torna a região propícia para investimentos em energias limpas, mas também a transforma em um palco ideal para debates e discussões relacionados a esse tema crucial”.

Pequenos Negócios em Foco

Segundo a gerente do Polo Sebrae de Energias Renováveis, Lorena Roosevelt, a terceira edição do Fórum de Energias Renováveis coloca os pequenos negócios no centro das discussões sobre energias renováveis, reconhecendo que mais de 90% das empresas nesse setor são de pequeno porte.

Nos dois dias de programação, os mais de 600 inscritos no fórum poderão acompanhar uma programação dinâmica e diversa na qual 55 palestrantes irão compartilhar conhecimentos e insights sobre os temas relacionados às energias renováveis .

“O evento evoluiu ao longo das edições, com um aumento na diversidade de temas, maior foco nas necessidades das empresas de energia renovável e a inclusão de várias atividades paralelas, como reuniões setoriais, rodadas de negócios e rodadas de investimentos. Esse ano abordaremos tópicos como transição energética, mercado livre de energias, inovação e tecnologia, fontes de financiamento para o setor de energias e inteligência artificial”, explicou a gerente do Polo Sebrae de Energias Renováveis, Lorena Roosevelt./>

Durante o Fórum de Energias Renováveis 2023, ocorrerão ainda uma rodada de investimentos e uma rodada de negócios. Participam dessa última como ofertantes as empresas participantes da Trilha RN Solar, marcando o encerramento da jornada de capacitação promovida pelo Sebrae, para mostrar a viabilidade da energia solar nos pequenos negócios. O Fórum de Energias Renováveis 2023, realizado pelo Polo Sebrae de Energias Renováveis em parceria com o Instituto Senai de Inovação – ISI, conta com o apoio da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), da Escola de Leads e o patrocínio da Colina Tech.