ASN RN Atualização
Compartilhe

Fórum destaca a importância de novas conexões para o avanço sustentável do setor

Evento promoveu debate sobre a importância da colaboração entre atores do setor de energias renováveis para impulsionar o setor e promover transformações em comunidades locais
Por Especial Fórum de Energias Renováveis
ASN RN Atualização
Compartilhe

Natal – As conexões entre os diversos atores do ecossistema de energias renováveis são essenciais para o desenvolvimento do setor. Elas permitem que as empresas e pessoas compartilhem informações e conhecimentos, colaborem em projetos e criem oportunidades de negócios que levam ao desenvolvimento de um cenário mais sustentável. A importância dessas conexões entrou em pauta na programação do Fórum de Energias Renováveis 2023, evento realizado pelo Polo Sebrae de Energias Renováveis em parceria com o Instituto Senai de Inovação – ISI, nos dias 22 e 23 de novembro, no Holiday inn Natal.

Na palestra “Inovando no Ecossistema de Energias Renováveis – A Perspectiva Local”, a Community Relations Officer da Scatec Solar, Ledjane Oliveira, compartilhou a experiência do projeto Mendubim, um empreendimento de energia solar implementado em Assú, município do Rio Grande do Norte. A multinacional norueguesa investiu na capacitação em diversas áreas, buscando gerar empregos e oportunidades para a população local, com foco especial na inclusão das mulheres no setor de energias renováveis.

“Normalmente, as mulheres são direcionadas para setores de serviços gerais e assistência, mas nosso objetivo com as capacitações era inseri-las nas diversas áreas do setor de energias renováveis. O resultado foi que atualmente mais de 170 mulheres atuam no projeto Mendubim.” afirmou Ledjane Oliveira./>

A empresa responsável pela capacitação foi o Instituto Técnico do Brasil (ITEC), uma Escola de Ensino Técnico e Profissionalizante sediada em Assú. A diretora do ITEC enfatizou a relevância do projeto Mendubim e da colaboração com a Scatec Solar na criação de oportunidades e transformações significativas para a comunidade local.

“Essa colaboração é um exemplo de como a união pode ser a chave para transformar comunidades e promover o desenvolvimento de energias renováveis na região”, reforçou a Diretora do ITEC, Daniela Góis.

Outro ponto alto da programação do Fórum de Energias Renováveis 2023 foi a palestra “Elaborando Projetos para Editais de Fomento e Inovação”, na qual os participantes conheceram as melhores práticas para criar projetos sólidos e atrativos que se encaixem em editais de fomento e incentivo à inovação no setor de energias renováveis.

A palestra foi ministrada pelo consultor em Gestão da Inovação e publicitário, Gileno Negreiros. O Fórum de Energias Renováveis 2023, realizado pelo Polo Sebrae de Energias Renováveis em parceria com o Instituto Senai de Inovação – ISI, conta com o apoio da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), da Escola de Leads e o patrocínio da Colina Tech.