O Encontro Regional de Franquias da Associação Brasileira de Franchising (ABF), realizado em parceria com o Sebrae-RN, reuniu representantes de redes do Norte e Nordeste em Natal, nesta quarta-feira (13). Durante a ação, foram discutidos desafios, compartilhadas soluções e apresentadas tendências do franchising. A programação incluiu pesquisa sobre desafios jurídicos nas franqueadoras, panorama atualizado da reforma tributária, desempenho do setor no primeiro trimestre de 2025, Selo de Excelência e oportunidades no mercado para empreendedores acima de 50 anos. O evento contou com a participação de 25 marcas dos estados de Alagoas, Paraíba, Piauí, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

Além de apresentar dados nacionais e regionais, o encontro destacou o caso de sucesso da marca potiguar Loucos por Coxinha. O fundador, Pablo Farias, relatou sua trajetória de 11 anos à frente do negócio, que hoje soma 48 franqueados, 122 lojas em 14 estados e 52 cidades, com mais 22 inaugurações previstas. A meta é encerrar 2025 com 150 unidades e alcançar 200 lojas sustentáveis até 2026. Ele ressaltou a importância de eventos como a Feira do Empreendedor do Sebrae-RN, em 2014, onde vendeu suas primeiras 10 franquias, e a Feira da ABF, da qual participa há uma década para prospecção, networking e fortalecimento da marca.
De acordo com a ABF, o mercado de franquias do Rio Grande do Norte registrou, no primeiro trimestre de 2025, 17 redes, 1.893 operações, faturamento de R$ 659,8 milhões e 15.797 empregos diretos. A evolução das operações nos últimos anos demonstra crescimento contínuo: eram 1.664 no primeiro trimestre de 2022, 1.750 em 2023 e 1.782 em 2024, representando alta de 6,2% no comparativo entre 2024 e 2025.
Para Daniela Tinoco, gestora da área de franquias do Sebrae-RN, a parceria com a ABF é estratégica para o desenvolvimento do setor. “Temos um portal conjunto para quem deseja ser franqueado ou franqueador, com ferramentas como a autoavaliação para identificar o momento certo de investir. Neste ano, levamos 20 franquias brasileiras à Feira da ABF, incluindo duas do RN — Crosby e Cuidare”, destacou. Mensalmente, o Sebrae-RN promove reuniões com franquias potiguares e potenciais franqueadores, oferecendo apoio e capacitação.
O diretor regional Norte e Nordeste da ABF, Fernando Ribeiro, avaliou o encontro como positivo e reforçou o cenário favorável do setor.
O mercado de franquias é resiliente e cresce de forma contínua, com faturamento em alta e forte interesse de empreendedores, pois oferece segurança, histórico, padronização e processos claros. É um segmento promissor, que mantém seu potencial mesmo em cenários econômicos desafiadores, afirmou.