ASN RN
Compartilhe

GO!RN incorpora DevFest Natal à programação e amplia conexão entre tecnologia e empreendedorismo no RN

Evento reúne, pela primeira vez, a conferência internacional promovida pelas comunidades Google Developer Groups e a programação do maior encontro de inovação e empreendedorismo do RN
Por Redação
ASN RN
Compartilhe

O ecossistema de tecnologia e inovação do Rio Grande do Norte ganhará um reforço de peso em setembro. Pela primeira vez, o DevFest Natal será realizado como parte da programação do GO!RN, aproximando a comunidade de desenvolvedores, estudantes e profissionais de tecnologia de empreendedores, startups, empresas, universidades e investidores. A iniciativa é fruto da parceria entre a GDG Natal, comunidade ligada ao Google Developer Groups, e o Sebrae-RN.

Realizado em centenas de cidades ao redor do mundo, o DevFest é uma das principais conferências organizadas pelas comunidades Google Developer Groups. No Rio Grande do Norte, a programação chega ao GO!RN com o propósito de ampliar o acesso a conhecimento, estimular conexões e fortalecer a comunidade tecnológica potiguar.

Durante os dois dias de programação, participantes poderão acompanhar conteúdos relacionados a inteligência artificial, desenvolvimento web, computação em nuvem, experiência do usuário, segurança da informação, carreira e comunidades de tecnologia. A proposta contempla desde quem está dando os primeiros passos na área até profissionais que buscam atualização e novas conexões.

Entre os nomes confirmados está Gustavo Guanabara, fundador do Curso em Vídeo e referência nacional na formação de profissionais de tecnologia. Também participa Erick Wendel, integrante do Node.js Core Team, Google Developer Expert, Microsoft MVP e GitHub Star. Ele apresentará a palestra “A Revolução da IA Embutida nos Navegadores”, sobre a incorporação da inteligência artificial aos navegadores e os impactos dessa transformação no desenvolvimento de aplicações web.

A programação terá ainda a participação de Nina Talks, TEDx Speaker, LinkedIn Top Voice, Apple Professional Learning Specialist e vencedora por cinco vezes do Swift Student Challenge da Apple. Na palestra “Além do Código: Construindo uma Marca Pessoal Forte”, ela abordará posicionamento profissional, produção de conteúdo e construção de autoridade como ferramentas para o desenvolvimento de carreiras na área de tecnologia.

Outro destaque será Thauan Santos, especialista em Segurança da Informação e professor de pós-graduação da UFPE. Com experiência em empresas do setor financeiro e instituições públicas, incluindo Polícia Federal, STJ, GAECO-PB e CNMP, ele levará ao evento a palestra “Você Também Teria Caído: Histórias Reais de Engenharia Social”, baseada em situações reais para mostrar como o comportamento humano pode ser explorado em ataques cibernéticos.

A segurança digital também estará no centro da apresentação de Penegui, hacker e especialista em Segurança da Informação com foco em hardware. Na palestra “Contactless Under Attack: PIN Bypass, EMV e Apple Pay”, ele vai abordar mecanismos de pagamentos por aproximação, o protocolo EMV e as camadas de proteção presentes nesse tipo de operação. O conteúdo inclui pesquisas e casos relacionados a bypass de PIN, manipulação de dados EMV e vulnerabilidades em carteiras digitais, além de demonstrações práticas.

Tecnologia como vetor de desenvolvimento
Para Nathecia Cunha, líder da comunidade potiguar Google Developer Group e organizadora do DevFest Natal, a realização conjunta com o GO!RN amplia o alcance da iniciativa e cria novas oportunidades para quem atua ou pretende ingressar no setor.

“O DevFest sempre teve como propósito aproximar pessoas por meio do conhecimento e mostrar que a tecnologia transforma vidas quando é compartilhada. Realizar esta edição dentro do GO!RN, ao lado do SEBRAE RN, amplia esse impacto e fortalece ainda mais o ecossistema de inovação do nosso estado. Nosso objetivo é criar oportunidades para que estudantes, profissionais e empreendedores tenham acesso a conteúdos de alto nível sem precisar sair do Rio Grande do Norte.”

Eugênio Spíndola, gestor do GO!RN. Foto: Luana Tayze

Na avaliação do analista de Inovação do Sebrae-RN e gestor do GO!RN, Eugênio Espíndola, a integração das duas iniciativas contribui para aproximar diferentes atores do ecossistema.“A parceria entre o GO!RN e o DevFest Natal fortalece ainda mais a conexão entre tecnologia, inovação e empreendedorismo. É uma oportunidade de aproximar estudantes, profissionais, empreendedores e empresas de conteúdos, especialistas e experiências que contribuem para o desenvolvimento do nosso ecossistema. Para o Sebrae- RN, essa integração representa uma importante oportunidade de ampliar conexões e estimular novas possibilidades para quem faz parte desse ambiente de inovação.”

Além da agenda de palestras e conteúdos técnicos, o GO!RN terá espaços dedicados ao networking, à troca de experiências e à aproximação entre empresas e profissionais. Estudantes também terão a oportunidade de conhecer especialistas e acompanhar discussões sobre tecnologias que vêm transformando o mercado.

A GDG Natal integra a rede mundial Google Developer Groups e atua há mais de uma década no fortalecimento da comunidade tecnológica do Rio Grande do Norte. Ao longo desse período, promoveu encontros, workshops, palestras e outras iniciativas voltadas à formação e à troca de conhecimento, mobilizando voluntários interessados em desenvolver o ecossistema local.

A edição 2026 do GO!RN + DevFest Natal será realizada nos dias 18 e 19 de setembro, no Centro de Convenções de Natal. A programação reunirá conteúdos sobre tecnologia, inovação, desenvolvimento de software, inteligência artificial e empreendedorismo, conectando diferentes públicos em torno das transformações digitais e das novas oportunidades de negócios.

Serviço
Evento: GO!RN + DevFest Natal 2026
Data: 18 e 19 de setembro de 2026
Local: Centro de Convenções de Natal
Inscrições gratuitas: https://gorn.com.br/

-

-

  • DesvFest
  • Go!RN 2026