ASN RN Atualização
Compartilhe

 Hackateen: cultivando mentes inovadoras e comprometidas com o futuro

Participam da ação, no primeiro dia, mais de 200 estudantes vindos de escolas públicas e privadas 
Por Redação
ASN RN Atualização
Compartilhe

Em mais uma edição, o Hackateen desafia jovens do ensino fundamental e médio a pensarem em soluções inovadoras para os grandes desafios globais. O evento, uma maratona imersiva, tem como objetivo promover a resolução de problemas sociais com base nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Este ano, o foco estará em três temas prioritários: Educação de Qualidade (ODS 4), Redução das Desigualdades (ODS 10) e Consumo e Produção Responsáveis (ODS 12).

A maratona, realizada em parceria com o Sebrae-RN, acontece nesta segunda (30/09) e terça (01/10). No dia 30, os alunos do ensino fundamental das escolas Luminova e Escola Estadual Vigário Bartolomeu participaram das atividades. Já amanhã será a vez dos estudantes do ensino médio da Luminova e da Escola Estadual Francisco Ivo mostrarem sua criatividade e capacidade de inovação.

“Esse evento possibilita uma integração muito rica entre os alunos de escolas públicas e privadas. Por meio do Hackateen, viabilizado pelo Sebrae, experimentamos uma troca de humanidade e de solidariedade entre os alunos por meio da reflexão das ODS. Essa interação entre duas realidades diferentes, que é o da escola pública e da escola particular, enriquecem tanto a eles quanto às próprias ODS”, avaliou a diretora da E.E. Vigário Bartolomeu, Alzenaide Cândido de Oliveira Salvador. 

Com uma programação intensa, das 8h às 12h e das 13h às 17h, o Hackateen proporciona aos participantes a oportunidade de desenvolver habilidades essenciais para o futuro. O trabalho em equipe, a troca de ideias e a apresentação das soluções são apenas alguns dos aspectos que tornam essa maratona única.

“Levar a educação empreendedora para as escolas é fundamental para preparar jovens a enfrentar desafios com criatividade, desenvolver habilidades de liderança e impulsionar a transformação social por meio da inovação e do protagonismo, esse é o nosso papel”, destacou o gestor da Educação Empreendedora do Sebrae-RN, Everton Lucena.

A solução do problema; o nível de inovação; a aplicabilidade e o impacto das propostas são alguns dos critérios de avaliação dos projetos apresentados. Além disso, atenção ao tempo é crucial, já que os grupos perderão pontos caso ultrapassem o limite estipulado.

Professora Jussara Di Medeiros orienta alunos sobre consumo e produção responsáveis

“É incrível, na verdade, trabalhar com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que são de grande importância para a sociedade. Orientar e guiar jovens estudantes para se envolverem com os ODS e aplicá-los em seus trabalhos é enriquecedor”, disse Jussara Di Medeiros, professora estagiária da Escola Vigário Bartolomeu que orientou diversos dos trabalhos apresentados entre eles o ‘Robson’, um aplicativo que orienta sobre reaproveitamento de móveis. “Os estudantes definiram um problema- uma família de baixa renda e propuseram uma solução- promover o reaproveitamento de móveis na construção de novos objetos”, explicou.

O Hackateen não só desperta o potencial criativo dos jovens, como também os prepara para um mundo que exige soluções sustentáveis e inovadoras, fomentando mentes comprometidas com o futuro.

-

/>

  • Educação empreendedora
  • Hackteen
  • ODS