ASN RN Atualização
Compartilhe

Hackathon desafia estudantes a criarem soluções para um futuro mais sustentável

Realizado pelo Sebrae na sede do Colégio Porto, o Hackathon desafiou os alunos a pnsarem soluções baseadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas
Por Redação
ASN RN Atualização
Compartilhe

Natal – O Sebrae no Rio Grande do Norte (Sebrae-RN), em parceria com o Colégio Porto, promoveu o primeiro Hackathon de 2024. O objetivo foi desafiar os alunos a encontrarem soluções criativas para os desafios relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), que abrangem Boa saúde e bem-estar (ODS 03), Energia acessível e limpa (ODS 07) e Consumo e produção sustentáveis (ODS 12). A realização do Hackathon, nos dias 04 e 05 de abril, faz parte das ações propostas pelo Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE).

Um grupo de 350 alunos, desde o 6º ano até a 2º série do ensino médio, se uniram para colaborar e propor ideias em relação a cada uma das metas globais escolhidas. Organizados em 63 grupos com composição mista, o objetivo foi promover a integração e diversidade na geração de ideias. Durante a atividade, os alunos foram apresentados aos desafios temáticos e mergulharam na resolução de problemas por meio de uma maratona de programação. O foco foi estimular a criatividade e inovação, buscando encontrar soluções práticas e viáveis.

O Hackathon é uma oportunidade de estimular a inovação e o desenvolvimento de novas técnicas e habilidades, abrangendo organização, integração, trabalho em equipe, liderança e aprimoramento das habilidades interpessoais. Além disso, o evento proporciona aos alunos o contato com tecnologias de programação e metodologias de resolução de problemas.

O gestor do Programa de Educação Empreendedora do Sebrae-RN, Everton Lucena, destacou os benefícios da iniciativa na formação dos jovens estudantes.

“A metodologia do Hackathon não se limita a desenvolver habilidades empreendedoras; mas também estimular a criação de negócios com impacto social significativo. Acreditamos no potencial dessas ideias e soluções para promover mudanças positivas na sociedade”, afirma Everton Lucena/>

Para o gestor, os jovens participantes estão de parabéns pelo engajamento com a atividade e pelo nível das soluções apresentadas. “Foram apresentadas 63 ideias inovadoras à banca de jurados, demonstrando o compromisso e a criatividade dos estudantes em encontrar soluções impactantes para os desafios propostos. Ficamos muito felizes com o resultado.”, destacou Lucena.

A iniciativa está alinhada com o compromisso do Sebrae-RN em promover a formação, a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos negócios, proporcionando aos estudantes competências e habilidades fundamentais para o mercado de trabalho. Isso inclui tanto as Soft Skills (competências socioemocionais) quanto as Hard Skills (competências técnicas).

Educação Empreendedora

O Programa Nacional de Educação Empreendedora – PNEE é uma iniciativa do Sebrae que promove ações para fortalecer a cultura empreendedora, em todos os níveis do ensino formal, tanto nas redes públicas quanto nas redes privadas (Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação Profissional e Educação Superior). Essas iniciativas possibilitam novas formas de pensar e agir, conectando professores e alunos a conteúdos inovadores, metodologias ágeis e ferramentas que são capazes de estimular o surgimento de novos modelos de negócio, bem como de desenvolver competências empreendedoras e despertar o intraempreendedorismo.