ASN RN
Compartilhe

Negócio de mãe: restaurante familiar celebra trajetória construída com afeto e atitude empreendedora

Com apoio do Sebrae, empreendimento liderado por Dona Neide e seus filhos se fortalece e segue em expansão
Por Redação
ASN RN
Compartilhe

Natal/RN – No mês em que se comemora o Dia das Mães, uma história de parceria familiar chama atenção pela forma como une tradição, afeto e gestão. À frente de um restaurante que começou na garagem de casa, Edineide Fernandes, conhecida como Dona Neide, comanda a cozinha enquanto os filhos, Nathália e Marcus Dantas, assumem as áreas de vendas, atendimento e finanças. Juntos, eles transformaram um pequeno negócio em expansão contínua.

A história começou em 2009, quando a família abriu as portas de casa para oferecer refeições no modelo de preço fixo e marmitas. Com o tempero caseiro de Dona Neide e o atendimento acolhedor, o restaurante logo conquistou os primeiros clientes.

Com o passar dos anos, o espaço cresceu, o cardápio se diversificou e a atuação da família também evoluiu. A gestão familiar é o que garante a estabilidade e o crescimento do negócio. Marcus, formado em Engenharia de Produção, responde pela área financeira. Nathália, formada em Contabilidade, cuida do atendimento e das vendas. Já Edineide permanece no comando da cozinha, como desde o primeiro dia.

O crescimento do restaurante também foi impulsionado pelo apoio do Sebrae, por meio de consultorias voltadas à transformação digital do negócio e posicionamento de marca — e do Empretec, seminário intensivo de formação de empreendedores promovido pela ONU e realizado no Brasil exclusivamente pelo Sebrae. Foi Marcus quem participou da imersão, trazendo ainda mais preparo estratégico à gestão do restaurante.

“A família sempre vem em primeiro lugar. Somos muito transparentes uns com os outros, conversamos sobre tudo e tomamos todas as decisões em conjunto”, conta Nathália. Segundo ela, os desafios existem — como separar os papéis profissionais dos laços familiares —, mas os benefícios são ainda maiores, como a confiança mútua e a possibilidade de continuidade do negócio.

O maior aprendizado, segundo Nathália, é que a definição clara dos papéis e responsabilidades faz com que o trabalho flua de forma mais leve e fortalece até mesmo a convivência.

Trabalhar ao lado de quem tanto amamos é desafiador e prazeroso. Eles me ensinaram a nunca desistir, na certeza de que alguém depende da nossa força e determinação. Cada desafio enfrentado é uma oportunidade de crescimento, fortalecimento e amor entre nós, relata Edneide, sobre sua relação com os filhos.

  • Dia das Mães