ASN RN Atualização
Compartilhe

O impacto das comunidades no ecossistema de inovação do RN

Palestras no Go!RN destacam a influência de grupos conectados na geração de negócios e formação de talentos
Por Especial Go!RN 2024
ASN RN Atualização
Compartilhe

Natal – O poder de influência e o desenvolvimento de potenciais a partir de grupos conectados foram discutidos durante o Go!RN no Palco Comunidades. Os painéis abordaram a diversidade dos ambientes propícios à geração de novos negócios, que vão desde comunidades virtuais até redes compostas por diversos atores de um ecossistema. Além disso, participantes de diferentes comunidades compartilharam suas experiências e aprendizados, contribuindo para o crescimento dos presentes nas palestras. O Go!RN, maior evento de inovação do estado, acontece nos dias 20 e 21 de setembro no Centro de Convenções de Natal.

No painel “A venda é consequência: como gerar demanda através do fortalecimento de comunidades”, Gabriella Aguiar, CEO da Aurora MKT Club, destacou a importância das comunidades femininas no marketing. “Atualmente, lidero uma comunidade voltada para mulheres do marketing em Natal, na qual já gerei mais de 30 mil reais em vendas”, compartilhou.

Aguiar explicou que utiliza estratégias específicas para fomentar essas conexões e que a Aurora é um espaço dedicado a mulheres da comunicação e marketing. “Dentro da comunidade, temos vários subgrupos, como um para vagas e freelas e outro para social media, todos projetados para atender às necessidades das participantes”, completou.

Foto: Moraes Neto

Gabriella também enfatizou a relevância de utilizar múltiplas plataformas para manter a comunidade ativa, mencionando que, além do Instagram, a Aurora conta com um site e um grupo no WhatsApp que é alimentado diariamente.

Já no painel “Como as comunidades estão colaborando para o avanço do ecossistema de inovação do Seridó”, Cleomara Azevedo, da Potiguaras Valley, abordou a colaboração entre comunidades e seu impacto no ecossistema. A Potiguaras Valley se dedica à interiorização de oportunidades em inovação, tecnologia e empreendedorismo para os jovens do interior, especialmente nas regiões do Seridó e Trairi, contribuindo para o crescimento do ecossistema como um todo.

“Essa colaboração, que envolve todas as comunidades — incluindo startups — é fundamental. Trabalhamos em diversas frentes, como eventos e capacitações, visando a formação de talentos”, disse Cleomara. Ela enfatizou ainda que o objetivo da Potiguaras é criar oportunidades e reter talentos no interior do estado, mostrando que o ecossistema de inovação pode ser robusto também fora da capital.

Sobre o GO!RN

O GO!RN 2024 acontece nos dias 20 e 21 de setembro, no Centro de Convenções de Natal, reunindo uma ampla variedade de participantes, desde startups, micro e pequenas empresas, até investidores, geeks, entusiastas de tecnologia e games, além de personalidades do cenário digital local e nacional. O evento promovido pelo Sebrae-RN e mais de 40 correalizadores, incluindo a Prefeitura de Natal, o Governo do Estado, FAPERN, Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo, Metrópole Parque e o Instituto de Ensino e Pesquisa Alberto Santos Dumont, entre outros parceiros de destaque. As inscrições ainda estão abertas e podem ser realizadas pelo site oficial: https://gorn.com.br.

  • Comunidades
  • Ecossistema
  • gorn