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Ovos de Páscoa e produtos de chocolate fomentam negócios no Rio Grande do Norte

Pequenos negócios do Rio Grande do Norte aproveitam o aquecimento do consumo de chocolate no País para incrementar as vendas durante o período da Páscoa
Por Redação
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Natal -É doce ao paladar e, para quem atua no setor, bom para o bolso. Os produtos derivados do chocolate movimentam as vendas de pequenos negócios no Rio Grande do Norte, que aproveitam o aquecimento do consumo dos doces e o apelo da Páscoa para ampliar o faturamento da empresa. A estratégia é apostar na inovação e em novos produtos, ampliando a variedade de opções disponíveis para os consumidores. As perspectivas são positivas.

Consumo per capita de chocolate no estado pode chegar a 3,7 quilos por habitante | Foto: Geovane Souza\Pexels

O otimismo não é para menos, a demanda está em pleno crescimento. Somente no ano passado, o Brasil consumiu 805 mil toneladas de produtos de chocolate, 6% a mais que no ano anterior, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab). Considerando essa estatística e supondo que o consumo de chocolates é distribuído igualmente entre a população, é possível dizer que o consumo per capita no estado foi de 3,7 quilos por habitante.

A associação estima que o setor de produção de ovos de Páscoa deve crescer 17% em 2024 em relação ao ano passado, crescimento impulsionado por um cenário econômico mais favorável e um aumento do poder de consumo do brasileiro A alta se reflete também em toda a cadeia produtiva do setor e estimula as vendas de quem produz os doces, já que o chocolate é o principal insumo para a confecção do mix da Páscoa.

Doces sonhos

Com 29 anos de experiência, a confeiteira Aida Cortez já sabe que este é um dos melhores períodos para o segmento e está se preparando para mais uma Páscoa movimentada em seu buffet, localizado no Barro Vermelho, em Natal. O estabelecimento oferece uma variedade de serviços e também vendas para delivery via WhatsApp e Aida vê a Páscoa como um período de boas vendas. “A Páscoa é muito importante, é uma reunião da família para celebrar a morte e ressurreição de Jesus e a união da família em torno desse momento”.

Com cursos no Brasil e no exterior. Aida Cortez começou numa produção caseira de bolo confeitado para aniversários e casamentos e com tempo diversificou para docinhos e salgados para festas. Inclusive, oferece espaço de festa para realizar aniversários, chá da tarde, almoços e jantares comemorativos.

No domingo de Páscoa, Aida espera receber muitas encomendas, desde tortas e sobremesas até ovos de Páscoa. Este ano, ela está lançando o ovo de Páscoa de Coulier, e a expectativa é grande. Além dos ovos de Páscoa de chocolate, o buffet oferece vários sabores, incluindo brownies e cupcakes com temas de Páscoa.

“Nós aceitamos encomendas até a semana da Páscoa para ser entregue próximo no dia”, afirmou. Ela também mencionou que todas as encomendas são feitas por encomenda, garantindo que cada produto seja feito com carinho e dedicação.

A confeiteira está otimista para as vendas neste ano. “Eu espero que esse ano seja melhor. Que tenha mais festas, que as pessoas possam comemorar mais a vida”, disse. Ela também compartilhou a satisfação que sente ao entregar um produto ao cliente. “Nessa profissão, eu me sinto muito feliz porque eu realizo o sonho das pessoas. Então eu consigo fazer com que naquele dia do aniversário ele seja batizado, ela se sinta mais feliz e isso é gratificante pra mim”, afirmou.

O sucesso duradouro de Aida como confeiteira pode ser atribuído a vários detalhes, como paixão, dedicação, experiência, habilidade e bom atendimento. Aída se encanta com seus próprios produtos, que são feitos com carinho e dedicação. “O resultado não pode ser outro. É bonito, é gostoso. E isso me dá uma satisfação, eleva minha autoestima”, confessa.

Páscoa artesanal

Outra empresa que está animada com as perspectivas para este período é Dani Rocha Confeitaria. A empresa, que começou como um negócio caseiro e abriu sua loja física em agosto de 2022, é dirigida por Elen Rocha, uma ex-administradora que se reinventou como confeiteira após um revés de saúde. A empresária , que trabalhou por 10 anos como administradora. Ao ser demitida, decidiu transformar a dificuldade em uma oportunidade de negócio.

“Sempre ouvia que não era possível viver de doces, mas eu tinha o conhecimento guardado e não executava”, disse Elen.

Hoje, a Dani Rocha Confeitaria trabalha com todo tipo de doces, desde tortas geladas, bolos de aniversário, coffee break, até casamentos e aniversários, com doces personalizados. A confeitaria é completamente artesanal e sempre investe em lembranças em datas comemorativas, como Dia da Avó, Dia das Mães, Dia da Mulher e Dia do Consumidor.

“Para mim, a parte mais gratificante do trabalho é ver a felicidade e satisfação nos rostos das pessoas quando provam nossos produtos. Saber que contribuí para tornar os momentos delas mais especiais é uma fonte constante de motivação. Ver a alegria que nossa confeitaria traz às vidas das pessoas é verdadeiramente recompensador, e é isso que me impulsiona diariamente”, afirmou Elen.

Empreendedores apostam na diversificação e inovação dos produtos e dos sabores. Fotos: Agência Sebrae

Na Páscoa, a confeitaria oferece lembrancinhas como cenouras, barrinhas de chocolate, pão de mel e cones trufados, com preços a partir de R$8,00. Os produtos estão disponíveis para pronta entrega. Para mais informações, os clientes podem entrar em contato pelo WhatsApp. A Dani Rocha Confeitaria se destaca na região por vários motivos. Primeiramente, a confeitaria é completamente artesanal, o que significa que todos os seus produtos são feitos à mão, garantindo um sabor autêntico e de alta qualidade.

Dicas Sebrae para os empreendedores do segmento 

Ainda dá tempo de pensar em algumas iniciativas que podem ajudar a aumentar as vendas neste período que é considerado o mais importante para as empresas desse segmento. Pensando nisso, o Sebrae preparou algumas dicas. Confira!

Conheça bem seus clientes

É importante saber quem é seu público-alvo, como você deseja atingi-lo e entender as suas preferências. Para isso, é fundamental ouvir constantemente as expectativas do seu cliente. Abra canais para que o seu consumidor possa conversar diretamente com você. Realize consultas, entrevistas ou pesquisas de modo a antecipar novas tendências.

Foco na qualidade

Sabe aquela máxima do boca a boca? Então fique atento à qualidade do seu produto, pois ele te ajudará a crescer e a conquistar mais clientes. Trabalhar com chocolate não é para iniciantes, então é preciso ter atenção aos processos de fabricação.

Divulgação

Se possível, faça umas boas fotos para o cliente começar a comer o chocolate com os olhos, destacando a qualidade dos produtos. Não deixe de investir nas redes sociais.

Nos últimos cinco anos, o setor mantém uma constância na abertura de novos negócios no Brasil. Confira o comportamento na abertura de novos negócios no setor:

Fabricação de produtos derivados do Cacau e Chocolates

2023 – 1.533

2022 – 1.682

2021 – 2.323

2020 – 1.793

2019 – 1.527

Comércio varejista de doces, balas, bombons e semelhantes

2023 – 4.342

2022 – 4.656

2021 – 4.389

2020 – 3.790

2019 – 4.558