Empresários do ramo da panificação do Rio Grande do Norte estão em São Paulo para participar da FIPAN 2024, uma das maiores feiras de panificação e confeitaria da América Latina, que acontece de 23 a 26 de julho. A participação do grupo de 41 empresários, apoiada pelo Sebrae-RN através do projeto de Alimentos e Bebidas, oferece a eles a oportunidade de se manterem atualizados e preparados para os desafios futuros do setor.
Por meio de palestras, painéis e estudos de casos, a FIPAN visa estimular o constante progresso e aprimoramento da qualidade de produtos e serviços. A feira é destinada a profissionais e gestores de diversos estabelecimentos e indústrias do Food Service, entre padarias, confeitarias, pizzarias e setores indiretos da panificação.
A gestora do projeto de Alimentos e Bebidas e analista técnica do Sebrae-RN, Ana Carolina Ribeiro, está acompanhando o grupo do RN e destacou que o evento proporciona uma verdadeira imersão nas tendências do setor, oportunidades de negócios e novas conexões. Dos 41 empresários potiguares participando do evento, 30 estão sendo subsidiados pelo Sebrae-RN.
“A FIPAN é uma feira extremamente importante e estratégica para os panificadores. Temos apoiado essa iniciativa há algum tempo e, neste ano, estamos levando 30 empresários. É uma oportunidade essencial para todos, que nunca deixam de participar”, afirmou Ana Carolina Ribeiro.
Ana Carolina também mencionou a crescente relevância das embalagens e da agregação de valor no setor. “Temos observado uma tendência mundial em novas soluções de embalagens que não apenas preservam a qualidade dos produtos, mas também agregam valor e proporcionam uma melhor experiência ao cliente. Isso é fundamental para que as empresas se mantenham competitivas e atendam às expectativas dos consumidores.”
O empresário Tácito Bastos, proprietário da Panificadora Laryssa, é um dos representantes do RN no evento. “Essas feiras têm sido fundamentais para nós, trazendo conhecimento, novos produtos e a troca de experiências, o que conseguimos aplicar diretamente em nosso negócio. Todos os anos, participamos da feira de panificação com o apoio do Sebrae, e isso tem nos proporcionado muitos benefícios, como acesso a novas tecnologias e a troca de informações com nossos fornecedores”, destacou o empresário.
Para Tácito, a interação em eventos como a FIPAN tem sido importante para introduzir inovações nos empreendimentos potiguares, gerando novos negócios, renda e emprego no Rio Grande do Norte. “Só temos a agradecer ao Sebrae pelas oportunidades e pelo apoio”, afirmou o proprietário da Panificadora Laryssa.
Para o proprietário da Olga Pão de Queijo, Luiz Alfredo Barbosa, que participa do evento pelo segundo ano consecutivo, a FIPAN se destaca pela apresentação de inovações acessíveis para gestores de padarias.
“No ano passado, o foco foi gestão e eficiência energética; este ano, controle de estoque através de inteligência artificial. Além dos negócios, a feira é uma oportunidade para entender as tendências do mercado e preparar nossos estabelecimentos para o próximo ano.”
Além de participar da vasta programação da FIPAN, o grupo também realizou visitas técnicas viabilizadas pelo Sebrae-RN. Os empresários potiguares tiveram a oportunidade de conhecer a Levain Escola de Rogério Shimura e o Culinary Village SP, que combina uma escola de gastronomia (Le Cordon Bleu), um café, e um espaço para eventos.
Sobre a FIPAN
Promovida pelo SAMPAPÃO, o Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de São Paulo, a FIPAN é uma das maiores feiras de panificação e confeitaria da América Latina. O evento destaca-se por reunir operadores do setor de Food Service no Brasil e atrair mais de 55 mil profissionais de diversas áreas.
Os participantes têm a oportunidade de explorar uma vasta gama de produtos, inovações e avanços dos principais fabricantes e fornecedores do setor. Com cerca de 480 expositores distribuídos em três pavilhões, o evento oferece demonstrações de produtos e aulas práticas, permitindo que os profissionais atualizem seus conhecimentos e estabeleçam conexões e parcerias valiosas.