ASN RN Atualização
Compartilhe

Participação do Sebrae na 60ª Festa do Boi terá emissões de carbono neutralizadas

A participação da Agência Sebrae na Festa do Boi foi, pelo segundo ano consecutivo, certificada com o selo Evento Neutro.
Por ESPECIAL FESTA DO BOI 2022
ASN RN Atualização
Compartilhe

Parnamirim – A participação da Agência Sebrae na Festa do Boi foi, pelo segundo ano consecutivo, certificada com o selo Evento Neutro. Isso significa que o Sebrae no Rio Grande do Norte se comprometeu a quantificar o impacto ambiental com a emissão de carbono para reduzí-lo e, em seguida, neutralizá-lo. A certificação evidencia o comprometimento da instituição de apoio às micro e pequenas empresas com o meio ambiente e com a produção sustentável.

Este ano, a Agência Sebrae Festa do Boi ocupou uma área de aproximadamente 4 mil metros quadrados. No pavilhão com palco de capacitações, exposições de produtos terroir , oficinas de harmonização, exposição de queijos artesanais, entre outras atividades, a emissão de carbono é inevitável. E é nesse contexto que entra o selo Evento Neutro, certificação que garante que em situações nas quais as emissões de gases de efeito estufa não puderam ser evitadas, sejam então devidamente quantificadas e compensadas através do apoio a projetos ambientais.

Mariana Nunes: quantificar, neutralizar e compensar as emissões de carbono (Fotos: Moraes Neto)

“Com o selo Evento Neutro, a Agência Sebrae Festa do Boi se responsabiliza em quantificar, neutralizar e compensar as emissões de carbono em tudo que envolve a realização do evento, como a montagem, deslocamento de staff , geração de energia e resíduos gerados”, explica Mariana Nunes, da Plantis Inteligência e Sustentabilidade, empresa parceria da iniciativa.

O protagonismo da sustentabilidade na Agência Sebrae Festa do Boi se mostra em diversos espaços e iniciativas. Uma delas é a Fazendinha, um espaço dedicado à disseminação de tecnologias sociais e consultorias de manejo produtivo. No local, os visitantes podem conhecer uma queijeira modelo e horta orgânica, além da exposição e consultorias em atividades como aquicultura, aviário, meliponário, entre outros.

Em parceria com a COOCAMAR – Cooperativa Catadores Coleta Seletiva RN, a Agência Sebrae também se comprometeu em coletar e separar todos os resíduos recicláveis gerados em sua participação na Festa do Boi. Ao final do evento, o material coletado deverá beneficiar 48 famílias ligadas direta ou indiretamente com a cooperativa.

“A parceria com a COOCAMAR já vem de longa data. Desde 2014, os resíduos recicláveis são coletados na sede do Sebrae. E agora essa iniciativa também acontece nos eventos promovidos pela instituição, como a participação na Festa do Boi e o GO!RN 2022”, lembra Rejane Monteiro, Gerente da Unidade de Gestão Administrativa do Sebrae-RN.

Rejane Monteiro destaca ainda a adesão do Sebrae/RN aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas. “Nos juntamos a essa ação global pelo desenvolvimento sustentável, porque acreditamos que todos precisam se empenhar para promover prosperidade e uma vida melhor para todos os seres vivos”, ressalta a gerente.

Rejane Monteiro destaca ainda a adesão do Sebrae/RN aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

Os ODS são uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o desenvolvimento sustentável em setembro de 2015, composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030. Nesta agenda estão previstas ações mundiais nas áreas de erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, entre outros.

Projeto ambiental beneficiado

Constantemente ameaçado pela atividade humana, o Vale do Jari possui grande importância socioambiental. Isso porque, na região ocorrem diversas atividades produtivas, que vão desde o manejo florestal até a agricultura sustentável e o extrativismo de produtos florestais. E é lá que se desenvolve o Projeto REDD+ Vale do Jari, beneficiado pela Agência Sebrae através da certificação do Evento Neutro em sua participação na 60ª edição da Festa do Boi.

O Projeto REDD+ Vale do Jari está localizado no município de Almerim, no Pará, e contempla 10 dos 17 ODS da Organização das Nações Unidas. O Rio Grande do Norte ainda não possui projetos ou organizações credenciadas como beneficiárias do selo Evento Neutro.