Professores integrantes do programa Educação Empreendedora do Sebrae e agentes de desenvolvimento que atuam nas Salas do Empreendedor no Rio Grande do Norte participaram de uma capacitação sobre o uso da ferramenta de inteligência artificial Gemini, desenvolvida pelo Google. O treinamento, realizado em duas turmas no início de dezembro, teve como objetivo promover o uso estratégico da tecnologia nas áreas de educação e desenvolvimento local, destacando o potencial da IA para aprimorar práticas específicas de cada área.
O Gemini, uma das plataformas de IA mais reconhecidas no mercado, é projetado para análise de dados e geração de insights. A ferramenta tem se destacado por sua interface intuitiva e sua versatilidade, sendo amplamente utilizada para criar soluções automatizadas em campos como ensino, gestão de projetos e pesquisa.
Durante o treinamento, com carga horária de 4 horas por turma, os participantes aprenderam a usar a IA para otimizar processos e personalizar estratégias conforme as demandas de suas áreas. Entre as funcionalidades apresentadas estavam a criação de relatórios detalhados com base em dados educacionais, a análise de impacto de ações de desenvolvimento e o suporte à tomada de decisões estratégicas.
O treinamento foi fruto de uma parceria entre o Google e o Sebrae RN. “Trazer essa capacitação para o Rio Grande do Norte foi um passo estratégico para fortalecermos tanto os professores da educação empreendedora quanto os agentes de desenvolvimento das mais de 160 salas do empreendedor do RN”, declarou o Zeca Melo, superintendente do Sebrae-RN que articulou a parceria com a equipe do Google.
Para os professores, o Gemini se mostrou uma poderosa aliada na personalização do ensino. A ferramenta permite identificar padrões de desempenho dos alunos, sugerir intervenções pedagógicas específicas e acompanhar o progresso individual.
Segundo Kennia Isis, orientadora pedagógica e professora de Sociologia e Projeto de Vida para as turmas de 3ª série do Ensino Médio do Colégio Porto, a formação foi uma experiência transformadora. “Participar da formação da Gemini Academy, oferecida pelo Sebrae RN, foi uma experiência transformadora. A imersão no universo da inteligência artificial, com foco no Gemini, me proporcionou ferramentas poderosas para inovar e otimizar minhas práticas pedagógicas”, relatou.
Cláudia Araújo, assessora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação do Natal (SME), destacou a relevância da IA para o processo educacional. “A inteligência artificial torna-se um elo entre o conhecimento ensinado e as pessoas envolvidas no processo educacional, sejam professores ou alunos. A experiência nessa formação mostrou como os educadores podem potencializar a criatividade e a produtividade no seu trabalho por meio do uso da IA”, avaliou.
Já os agentes de desenvolvimento destacaram a utilidade da tecnologia para mapear indicadores sociais e econômicos, facilitando a formulação de políticas públicas e programas de atendimento mais assertivos. Para George Almeida, agente de desenvolvimento no município de Messias Targino/RN, “os conhecimentos adquiridos sobre as ferramentas que podemos utilizar é de grande importância para nós ADs, pois abrirão novas possibilidades para o trabalho. Pretendo aplicá-los para, por exemplo, criar modelos de linguagem mais eficientes”.
A capacitação reforça a importância da tecnologia como motor de transformação social e educacional. Com profissionais mais capacitados e integrados ao universo da IA, os desafios do futuro podem ser enfrentados com criatividade e eficácia.
Para Carlos von Sohsten, coordenador do IALab do Sebrae RN, essa capacitação representa um importante marco para o estado e um primeiro passo na parceria com a Gemini Academy do Google. “Com essa iniciativa, reforçamos o compromisso do Sebrae RN em liderar ações que conectem tecnologia e impacto social, destacando nosso pioneirismo não apenas no estado, mas em todo o Brasil”, concluiu.