Natal – Técnicas reprodutivas de equinos, como transferência de embriões, inseminação artificial e congelamento de sêmen, ficarão mais acessíveis aos criadores potiguares de cavalos. O Sebrae no Rio Grande do Norte, a Associação Norte-rio-grandense de Criadores (Anorc) e Associação Norte-riograndense dos Criadores de Cavalos Quarto de Milha (ANQM) abrem nesta terça-feira (22) as adesões para a edição 2023 do Genepotro, o projeto de melhoramento genético do rebanho equino do estado. A iniciativa oferta esses procedimentos com custo reduzido em até 70%, por meio de subsídios do programa Sebraetec. As adesões já estão abertas e seguem até o dia 29 de setembro. Informações no site material.rn.sebrae.com.br/genepotro/.
Podem fazer adesões ao programa proprietários de haras no estado e demais pequenos criadores de cavalos. O projeto oferece os serviços de Transferência de Embriões (TE), Inseminação de Reprodutoras, Congelamento de Sêmen Equino e Injeção Intracitoplasmática de Espermatozoide (ICSI). Os interessados podem obter mais detalhes e informações na Unidade de Desenvolvimento Rural do Sebrae-RN através dos números (84) 99962-3022 e (84) 99124-9603 no WhatsApp.
Segundo o gestor do programa no Sebrae-RN, Acácio Brito, o objetivo do projeto é fortalecer os criatórios de equinos do RN, disponibilizando as mais modernas biotecnologias de reprodução para esses animais.
“O Genepotro foi lançado em julho de 2018 e, desde então, realizamos 97 projetos com excelentes resultados. Foram 25 éguas inseminadas, 179 potros gerados por transferência de embriões e mais de 4,2 mil palhetas de sêmen congeladas”, comemora Acácio Brito.
Os serviços do Genepotro acontecem na Central Bompasto, que é o laboratório credenciado ao programa Sebraetec e licenciado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). A Central fica localizada no município de Serrinha (RN), a 76 quilômetros de Natal. A vantagem de participar do programa é que 70% dos custos pela aplicação das técnicas serão subsidiados pelo Sebrae, através do programa Sebraetec. O criador fica responsável pelo pagamento apenas 30% do total das consultorias. As técnicas são compradas em pacotes de procedimentos. Os custos variam conforme os pacotes adquiridos.
Procedimentos
Cada pacote de serviço adquirido do Genepotro segue procedimentos específicos. Para a Transferência de Embriões, o produtor envia as éguas doadoras com os exames sanitários, assim como o sêmen do garanhão para que os embriões sejam implantados nas receptoras, que permanecerão na Central por 60 dias sem custo. A Central fica responsável pela alimentação durante a estadia em suas instalações, hormônios e exames de retorno. Prenhez do produto na receptora tem garantia de 120 dias, quando seguidas as recomendações protocolares. Já as éguas doadoras permanecem por até 90 dias sem custos na Central.
Já os serviços de inseminação são realizados na base física da Central e os criadores devem fazer o envio das éguas com os devidos exames sanitários, juntamente com o envio do sêmen do garanhão. O produtor é avisado 24 horas antes. A prenhez do produto na reprodutora tem garantia de 120 dias, quando seguidas as recomendações protocolares. As reprodutoras permanecem por até 60 dias sem custos na Central.
No caso do Congelamento do Sêmen, o foco é o garanhão, Q deverá ser enviado à Central, atendendo aos requisitos exigidos pelo Ministério da Agricultura. Serão realizados testes de adequação aos processos de congelamento e descongelamento do ejaculado. O proprietário poderá fazer seguro de transporte e permanência do garanhão na Central. O tempo de permanência depende da quantidade de palhetas contratadas.
Para embrião através da ICSI, é necessário enviar as éguas doadoras para a base física da Central de Reprodução, em um único dia, em data previamente agendada. Após as aspirações, as éguas doadoras serão liberadas para os seus respectivos haras de origem. O procedimento é feito com auxílio do equipamento de ultrassom para a aspiração folicular dos oócitos, que serão transportados para o laboratório. Em 24 horas será feita a maturação e em seguida a injeção do espermatozoide. Após 8 dias, os embriões estarão prontos para a transferência em receptoras ou serem congelados. Por medida de segurança, a receptora com prenhez positiva será entregue somente após decorridos 90 dias.