ASN RN
Compartilhe

Projeto Transcender oferece capacitação para empreendedores LGBTQIA+ em Natal

Programa promove oficinas, mentorias e formações voltadas ao planejamento e gestão de negócios
Por Redação
ASN RN
Compartilhe

Com o objetivo de fomentar a inclusão e a diversidade no mundo dos negócios, o Sebrae no Rio Grande do Norte desenvolve, entre outras ações, o Projeto Transcender — um ciclo de capacitações voltado ao empreendedorismo para o público LGBTQIA+. Nesta próxima terça-feira (29), o grupo participará de mais um encontro formativo, desta vez com o tema “Metas e Planejamento”.

O Projeto TRANScender tem como proposta estimular o comportamento empreendedor por meio de formações que apoiam o planejamento de negócios e a inserção desse público no mercado. Nesta edição de 2025, a iniciativa atende 21 potenciais empreendedores vinculados ao Programa Municipal Transcidadania, da Prefeitura de Natal.

Os participantes estão sendo capacitados em oficinas que abordam desde comportamentos e habilidades essenciais no mundo dos negócios até a definição de metas e o planejamento estratégico. Além das palestras e oficinas, cada um também terá acesso a dois encontros de mentoria individual. O ciclo será encerrado com uma Feira de Negócios, prevista para agosto.

Alaia Sol, fundadora do Instituto Menina Flor, localizado na Zona Oeste de Natal, participa do projeto em busca de ferramentas para fortalecer a gestão da iniciativa. O instituto desenvolve atividades culturais e educativas, como dança, teatro, letramento e balé clássico.

“Meu grande foco é tirar o projeto da filantropia, aprender a administrar e repassar esse conhecimento para a minha equipe. Quero gerar renda e fazer a renda circular dentro da comunidade”, explica. Segundo ela, as oficinas já têm rendido boas ideias, especialmente nas áreas de organização financeira e marketing.

Com um objetivo semelhante, Paula Leão vê nas capacitações uma oportunidade para impulsionar o crescimento de seu negócio — uma barbearia ainda em fase inicial. Ela conta que atende em um espaço adaptado em sua casa, mas deseja atrair mais clientes e profissionalizar o serviço. “Vim aqui para aprender mais. Quero entender como melhorar meu atendimento, como organizar melhor minhas finanças e divulgar meu trabalho.”, afirma.

Para Elisete Lopes, analista do Sebrae-RN e gestora do Projeto TRANScender, a iniciativa é uma ferramenta de transformação social. “O projeto oferece um espaço seguro de aprendizado e desenvolvimento. Queremos que cada participante se reconheça como protagonista da própria história e tenha condições reais de empreender e gerar renda. Mais do que capacitar, estamos falando de descoberta de novas oportunidades e possibilidade de realização de sonhos através do empreender”, destacou.

  • LGBT+
  • Projeto TRANScender