ASN RN Atualização
Compartilhe

Reunião discute governança de Inteligência Artificial no RN e potencial para Datacenters Verdes

Evento reforça o protagonismo do Rio Grande do Norte como um polo estratégico para tecnologias emergentes e energias renováveis
Por Redação
ASN RN Atualização
Compartilhe

A consolidação da governança de Inteligência Artificial (IA) no Rio Grande do Norte e o Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA) foram discutidos na manhã desta terça-feira (17), em reunião com especialistas e representantes de instituições estratégicas. O evento, uma iniciativa do Sebrae-RN coordenada pelo IALAB, abordou tanto os avanços no setor quanto as oportunidades de desenvolvimento sustentável para a região.

Na abertura do evento, o gestor do IALAB, Carlos von Sohsten, fez uma recuperação histórica das ações do Sebrae-RN voltadas para a inovação tecnológica, destacando o avanço em direção à Inteligência Artificial. Ele ressaltou o propósito do encontro, em compreender como o Rio Grande do Norte se encaixa no plano de investimentos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) por meio do Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA).

O Plano prevê a aplicação de R$ 23 bilhões ao longo de cinco anos, com ações voltadas para promover o desenvolvimento, a disponibilização e o uso da inteligência artificial no Brasil, direcionadas à solução de grandes desafios nacionais: sociais, econômicos, ambientais e culturais.

A programação do encontro contou com a participação de Everton Goursand de Freitas, coordenador de Programas e Projetos para a Transformação Digital do MCTI. Em sua apresentação, Freitas destacou os principais pontos do Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA) e da Estratégia Brasileira de IA, que visam posicionar o Brasil como protagonista global no uso ético e eficiente da tecnologia.

Segundo Freitas, o Plano está sendo divulgado em diversas regiões do Brasil e também no exterior, visando apresentar suas diretrizes e promover o engajamento da sociedade. “É fundamental que a população compreenda e se aproprie do programa, entendendo seu propósito e impacto. Ter a IA como uma política pública é essencial para que o país se torne um produtor de tecnologia, e não apenas um consumidor”.

Outro destaque foi a participação de Lorena Roosevelt, gerente da Unidade de Energias Renováveis do SEBRAE/RN, que apresentou o Polo de Energias Sustentáveis do estado. Lorena ressaltou o potencial do Rio Grande do Norte, líder nacional em energia eólica, para abrigar estruturas como os Datacenters Verdes previstos no PBIA. Essas instalações são cruciais para armazenar e processar grandes volumes de dados, utilizando energia limpa e contribuindo para a descarbonização do setor tecnológico.

A reunião também contou com a participação de representantes de instituições locais, que discutiram desafios e caminhos para a consolidação da governança de IA no estado. A iniciativa busca alinhar o desenvolvimento tecnológico com princípios de ética, sustentabilidade e inclusão.

Para Marcelo Toscano, diretor de Operações do Sebrae-RN, “a governança de IA do RN que está sendo estabelecida é uma oportunidade para todos conhecerem o que cada instituição está pensando e realizando em suas áreas para fortalecer as ações pela integração das instituições”, frisou.

O evento reforça o protagonismo do Rio Grande do Norte como um polo estratégico para tecnologias emergentes e energias renováveis, destacando sua contribuição para a transformação digital do Brasil.

Estiveram presentes representantes de diversas instituições como IMD / Metrópole Parque / IA 360 / UFRN, Parque Tecnológico Augusto Severo – PAX, Senac RN, Governo do Estado RN, Prefeitura do Natal, Instituto Santos Dumont, IFRN, Incubadora Tecnológica Natal Central – ITNC, Associação das Empresas Potiguares de Tecnologia (EpTec), Assembleia Legislativa RN, Tribunal de Justiça RN, Universidade Estadual do RN(UERN), Senai CTGás – Energias Renováveis, FIERN / CONCITEC, Tribunal Regional do Trabalho (TRT), OAB/RN, LIDE e Justiça Federal.

Fotos: Carlos Saturnino
  • IALab
  • Inteligência Artificial