ASN RN Atualização
Compartilhe

Sebrae apoia iniciativas sustentáveis durante Feira de Artesanato em Caicó

Evento segue até o próximo domingo (28) com cerca de 300 artesãos do RN e de estados vizinhos
Por Redação
ASN RN Atualização
Compartilhe

Caicó – O Seridó se destaca no contexto potiguar do artesanato pela sua importância econômica e cultural. A participação econômica do setor artesanal é maior localmente do que em qualquer outra região do Rio Grande do Norte. Como parte do trabalho de fortalecimento dessa identidade, foi aberta nesta quarta-feira (24), na Praça Eduardo Gurgel, em frente ao Santuário do Rosário, a 39ª edição da Feira de Artesanato dos Municípios do Seridó (FAMUSE). O evento integra a programação da Festa de Sant’Ana de Caicó.

Desde os primeiros anos da feira, o Sebrae no Rio Grande do Norte (Sebrae-RN) tem apoiado os artesãos por meio de diversas iniciativas, como capacitações, consultorias e incentivo ao empreendedorismo. O diretor de operações da instituição, Marcelo Toscano, durante sua fala na abertura do evento, exemplificou o impacto positivo que parcerias estratégicas podem ter no desenvolvimento econômico e cultural de uma região.

“É uma feira que vem crescendo a cada ano, fortalecendo o artesanato, valorizando as vocações locais, promovendo o desenvolvimento da região e do estado”, disse.

Na edição 2024, o espaço Sebrae na FAMUSE, apresenta o trabalho de sustentabilidade, inclusão e empreendedorismo feminino. “No Projeto Durabilité, trouxemos os resultados do trabalho desenvolvido por artesãs de Santana do Seridó, que reaproveitam resíduos têxtil em peças autorais. E o Projeto Mulheres Encanto do Seridó, que é um piloto de iniciativa com artesãs de Caicó em parceria com Aldeias SOS, Sindicato dos Boneleiros e Senai para reaproveitamento dos resíduos desse segmento”, explicou o gerente regional do Sebrae, Pedro Medeiros.

Josilene dos Santos, conhecida como Josinha, é uma das artesãs que expõe seu trabalho durante o evento que acontece até domingo (28). Para ela, a parceria com o Sebrae tem sido fundamental para o crescimento do Projeto Durabilité, do qual faz parte. Por meio das oficinas de precificação e marketing, além do suporte de um estilista, disponibilizado pelo Sebrae, ela conseguiu aprimorar seus produtos e estratégias de mercado. “Esse apoio tem sido crucial para levar o Durabilité para feiras em diversos estados, expandindo o alcance do projeto e consolidando a marca no mercado de produtos sustentáveis”, completou.

No espaço do Sebrae na Feira, Josinha disponibiliza para os visitantes do evento, uma linha de produtos sustentáveis desenvolvida e inspirada na tradição de sua mãe, artesã que trabalhava com bordado e costura. São bolsas, tapetes e almofadas, todos feitos a partir de resíduos de tecidos. “Os produtos estão sendo muito bem aceitos pelo púbico”, comemorou.

Bordado representando a fauna brasileira é destaque no uniforme brasileiro para as Olimpíadas de Paris.

No local, os visitantes vão encontrar também a exposição do uniforme que vestirá a delegação brasileira nos Jogos Olímpicos 2024, na abertura que acontecerá em Paris amanhã (26). “Todos os atletas receberam uma jaqueta com uma peça feita pelas bordadeiras de Timbaúba dos Batistas, ação fruto da parceria com o Instituto Riachuelo. Essas peças retratam a fauna brasileira e toda a diversidade do país para a ocasião das olimpíadas”, disse Maezia Teodora, gestora da área de Economia Criativa do Sebrae/RN.

A 39º FAMUSE visa fortalecer o artesanato local e criar um espaço onde artesãos possam se reunir, trocar experiências e mostrar a diversidade de suas criações. “Nesta edição temos cerca de 300 artesãos e artesãs em 63 estandes, vindos de vários municípios da região do Seridó, além dos estados de Pernambuco e Paraíba”, disse Arlete Silva, presidente do o Comitê Regional das Associações e Cooperativas Artesanais do Seridó (CRACAS), que realiza o evento em parceria com o Sebrae/RN, Prefeitura Municipal de Caicó e Governo do Estado. De acordo com levantamento feito pelo CRACAS em 2023, o evento movimentou em torno de R$ 270 mil com as vendas.