Natal – A riqueza cultural e os detalhes impressos em peças de diferentes tipologias revelam o talento e a criatividade dos artesãos expositores do Espaço Sebrae, montado na 28ª Feira Internacional de Artesanato (Fiart), que está sendo realizada no Centro de Convenções de Natal, na Via Costeira. Quatorze artesãos e representantes de grupos produtores apoiados pela instituição estão apresentando trabalhos confeccionados manualmente no espaço dentro da feira, que é o principal evento do setor no estado. A expectativa é que essa edição gere negócios e renda para esses expositores. Apenas nos três primeiros dias, o Espaço Sebrae movimentou cerca de R$ 10 mil em vendas. A Fiart prossegue até o dia 29, sempre das 16h às 22h.
No espaço, o visitante do evento tem a oportunidade de ver e adquirir peças de várias tipologias, usando como base matérias como gesso para produção de artigos religiosos, papel machê, madeira, e cerâmica, além de manualidades e rendas remanescentes. Outro destaque é para as peças feitas com materiais reciclados. É o caso do papel reciclado que serve para criação de embalagens e souvenirs. O mesmo para as peças desenvolvidas com resíduos têxteis, que foram usados por meio das técnicas de bordado, crochê, frivolité e macramê para gerar vestidos, blusa, bolsas, bonecas, utilitários de cama, mesa e banho, assim como outros artigos da cultura popular.
“A proposta do Espaço Sebrae na Fiart é destacar e valorizar ainda mais o artesanato potiguar, colocando esse trabalho em evidência para turistas e consumidores locais. Como se trata de uma feira tradicional, queremos incentivar os artesãos para que construam redes de contatos, aumentem os pedidos e encomendas, divulguem seus produtos, ampliem suas vendas e troquem experiências com outros artesãos que participam do evento”, explica o gestor do projeto de Economia Criativa do Sebrae-RN, Ítalo Bruno Alves.
O Espaço do Sebrae conta ainda com a presença das empresas participantes da Rota da Cerveja Potiguar, um circuito de visitação de 16 cervejarias artesanais instaladas em diversas regiões do estado. Dez cervejarias dividem espaço com os artesãos e se reversam para apresentar ao público a bebida feita artesanalmente com o DNA potiguar.
Abertura oficial
A 28ª Fiart iniciou desde a sexta-feira (20), mas a abertura oficial ocorreu na noite desta segunda-feira (23). Durante a solenidade, o Sebrae no Rio Grande do Norte promoveu um desfile de moda com roupas nas quais foram utilizados os Bordados de Timbaúba dos Batistas. O desfile da coleção foi prestigiado pelas bordadeiras e o prefeito de Timbaúba dos Batistas, Ivanildo Araújo Filho. “Queria agradecer ao Sebrae, Fiern, Instituto Riachuelo e a todos que de alguma forma têm contribuído para que o nosso artesanato cresça”, disse o prefeito.
A cerimônia de abertura contou com a presença de representantes de instituições e órgãos que estão ligados ao setor de turismo e artesanato. Além dos dirigentes do Sebrae-RN, Itamar Manso Maciel (presidente do Conselho), João Hélio Cavalcanti (diretor técnico) e Marcelo Toscano (diretor de Operações), participaram da abertura oficial da FIART, o presidente da Fecomercio, Marcelo Queiroz.
“É com alegria e satisfação que o Sebrae e parceiros tem ajudado a construir momentos como esse [a Fiart], que chega a 28ª edição destacando uma atividade econômica das mais importantes que temos nesse país. A arte nos faz refletir sobre o que somos e o que queremos com criatividade que nos inspira. O Sebrae tem a satisfação de estar mais uma vez estar contribuindo para o fortalecimento desse setor e apoiando aqueles que empreendem nessa área”, destacou João Hélio Cavalcanti.
A governadora Fátima Bezerra prestigiou a abertura da feira e afirmou que a Fiart ajuda também a fortalecer os setores cultural e turístico da cidade e do Rio Grande do Norte. “O Governo do Estado tem o dever de participar desse evento e chegar junto através do Programa do Artesanato Potiguar (Proart), desenvolvido pela Secretaria Estadual de Trabalho, Habilitação e Assistência Social (SETHAS), que garante a presença na feira de 140 artesãos atendidos, que vêm mostrar o seu talento e a beleza do nosso artesanato. Precisamos avançar na regulamentação no país da atividade do artesão”, enfatizou a chefe do executivo estadual. Fátima Bezerra elogiou ainda o trabalho desenvolvido pelo Sebrae para capacitação e abertura de mercado para o artesanato do Rio Grande do Norte. “O Sebrae tem sido um parceiro muito importante na defesa da valorização do artesanato do estado e do país”.