Na última terça-feira (10), a Casa da Indústria, em Natal, foi palco de um importante encontro promovido pelo Sebrae-RN, que reuniu representantes dos Ecossistemas Locais de Inovação (ELIs) do estado. O evento, organizado em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), teve como objetivo, além de um balanço de 2024 com a troca de experiências entre instituições e ecossistemas., alinhar a construção de ações estratégicas voltadas ao fortalecimento das políticas públicas, do ambiente de negócios e da inovação tecnológica no estado a serem desenvolvidas em 2025.
Representantes de ELIs de várias regiões do estado, incluindo Grande Natal, Caicó, Vale do Assú e Cabugi, Macaíba, Pau dos Ferros, Mossoró, Currais Novos, Nova Cruz, Agro e Santa Cruz, marcaram presença. Durante o encontro, o Sebrae/RN destacou a importância de integrar e potencializar os planos de trabalho de cada ELI, promovendo o desenvolvimento regional com base em inovação e competitividade.
“Monitoramento contínuo das startups fomentadas; ações integradas de inovação do Ecossistema do Agronegócio; Programa de transformação de conhecimento em negócios junto às universidades são algumas das ações que vamos construir e executar em conjunto com diversos atores do ELI ”, disse David Góis, gerente da Unidade de Negócios, Inovação e Tecnologia do Sebrae/RN.
Com uma abordagem estruturada, o Sebrae-RN apresentou uma metodologia focada em mapear ações estratégicas que fortalecem os ecossistemas de inovação. O processo inclui desde a caracterização socioeconômica dos ELIs e a avaliação de sua maturidade até a implementação de intervenções conjuntas para potencializar as iniciativas locais.
Susie Macêdo, secretária executiva da Comissão Temática de Inovação, Ciência e Tecnologia (COINCITEC) da FIERN, destacou a relevância de unir esforços públicos e privados para fomentar a produtividade e a inovação. “O direcionamento estratégico aumenta a competitividade dos setores industriais e gera benefícios socioeconômicos para toda a economia”, afirmou.
Destaques e próximos passos
O encontro também abordou a elaboração de indicadores de desempenho alinhados ao Mapa Estratégico da Indústria, desenvolvido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Entre as iniciativas discutidas, destacam-se: monitoramento e apoio à Reforma Tributária; estímulo à exportação e agregação de valor às cadeias produtivas; parcerias para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) com a EMBRAPII e estudos de áreas estratégicas para desenvolvimento local e nacional.
O Sebrae-RN reafirmou seu compromisso em fortalecer os ELIs e também impulsionar a integração entre governo, setor privado e sociedade civil. A atuação do Sebrae nesse cenário é fundamental para transformar o RN em referência de inovação, contribuindo para o desenvolvimento econômico sustentável e a geração de novas oportunidades.
-