ASN RN
Compartilhe

Sebrae inaugura sede própria com modernas e sustentáveis instalações na região Agreste

Por Redação
ASN RN
Compartilhe

Natal – O Sebrae no Rio Grande do Norte inaugura nesta segunda-feira (26) as novas instalações da Agência Sebrae Agreste. Localizada na cidade de Nova Cruz, que fica a 79 quilômetros de Natal, a nova sede conta com uma estrutura moderna e completamente sustentável para potencializar as vocações econômicas da área e atender para os mais de 14 mil pequenos negócios do município e região. A solenidade de inauguração está programada para as 18h30, na Avenida Assis Chateaubriand, no centro.

A instalação de uma sede própria da agência era um desejo antigo, que se tornou possível graças à parceria entre o Sebrae e o poder público local, que cedeu o terreno para a edificação do prédio. Construída em apenas 11 meses, a nova sede reflete essa parceria e foi concebida para ser um espaço acessível, inovador e inspirador. Com materiais e tecnologias sustentáveis, será um ponto de referência para os empreendedores, impulsionando o desenvolvimento econômico-social da região.

“Tivemos um forte apoio do poder público de Nova Cruz, que nos cedeu o terreno. Agora, a gente resgata esse compromisso com a cidade, ao entregar, na próxima segunda-feira, dia 26, as novas instalações da Agência Sebrae Agreste para os empreendedores da cidade e de toda a região”, comemora o diretor superintendente do Sebrae-RN, José Ferreira de Melo Neto./>

O diretor do Sebrae enfatiza que se trata de um prédio diferenciado. O projeto segue linhas e padrões arquitetônicos modernos, no conceito dos prédios inteligentes e sustentáveis. “Tudo foi idealizado para termos uma edificação capaz de oferecer conforto e comodidade aos empresários locais, seguindo normas ambientais e respeitando a preservação do meio ambiente. É o caso do uso racional e o descarte adequado da água para reuso, inclusive, além de todas as inovações que um prédio sustentável precisa ter”, afirma Melo.

Ampliação dos atendimentos

O gerente da Agência Sebrae Agreste, Leonel Pontes, está otimista quanto aos resultados que serão obtidos com a inauguração do novo prédio. A expectativa do gerente é que, com uma estrutura moderna e bastante sustentável, a performance da agência aumente, potencializando a capilaridade em toda a região.

“Após 10 anos do Sebrae no Agreste, agora temos a oportunidade de inaugurar uma sede própria, moderna, inovadora, acessível e sustentável. Uma obra que foi pensada como um presente para a região. Para que o empreendedor do Agreste e litoral sul possa se ver como parte do Sebrae. A ideia é que a gente possa ter um espaço cada vez mais colaborativo, ampliando a participação do empreendedor na nossa agência”, espera Leonel. />

A expectativa é que a nova estrutura amplie os resultados e a atuação do Sebrae nos municípios da região. Somente no ano passado, a Agência Sebrae Agreste chegou a atender 53% dos 14 mil pequenos negócios instalados nos 23 municípios que são atendidos pela agência. Foram 7.546 empresas atendidas e 15 mil horas de consultorias ofertadas, além de 11 mil orientações técnicas, 20 cursos, 100 palestras e 30 oficinas realizadas.

Vocações econômicas

Potencial para crescimento desses números há de sobra na região, que abriga uma das principais atrações turísticas do estado e conhecidas internacionalmente, a Praia da Pipa, situada no município de Tibau do Sul. O turismo figura entre as atividades com maior propensão ao crescimento econômico e social. Das serras ao mar, a região oferece encantos diversos, que se descortinam desde o litoral até as serras de São Bento e Monte das Gameleiras.

O turismo de mar e sol, o charme das serras, o turismo de base comunitária, o turismo rural e pedagógico são alguns dos atrativos que levam os visitantes e investidores a se interessarem pela região. O litoral exuberante, com suas praias e sol radiante, cativa os turistas, enquanto os pequenos negócios prosperam, convidando-os a retornar. O Polo Serras do Agreste Potiguar desponta como um centro de atração para novos empreendimentos.

Os potenciais, no entanto, vão além do turismo. A região tem outras vocações econômicas e é conhecida pela mandiocultura, produção de camarão, ostras, pesca da albacora, feijão verde, suinocultura, bovinocultura e comércio varejista. As feiras livres, o polo industrial e as indústrias de confecções também contribuem para o dinamismo da economia da região.