ASN RN Atualização
Compartilhe

Sebrae lança e abre inscrições para etapa potiguar do Desafio Liga Jovem 2024

A competição vai premiar projetos inovadores de estudantes dos ensinos fundamental médio e superior e de cursos profissionalizantes. As inscrições são gratuitas e vão até 7 de junho.
Por Redação
ASN RN Atualização
Compartilhe

Natal – O Sebrae no Rio Grande do Norte lançou e abriu, nesta segunda-feira (1º), as inscrições para a etapa estadual da 2ª edição do Desafio Liga Jovem. Considerado uma das maiores competições educacionais de empreendedorismo do Brasil, o Desafio Liga Jovem é uma iniciativa do Sebrae, executada por meio do Instituto Ideias de Futuro, para reconhecer projetos de jovens do Ensino Fundamental, Médio, Profissional e Superior interessados em desenvolver suas competências em criatividade, inovação, planejamento, liderança, entre outras habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Haverá premiação para os vencedores de todas as etapas da competição – estadual, regional e nacional. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 7 de junho, no site www.desafioligajovem.com.br

O evento de lançamento no RN teve a participação da secretária de educação do Rio Grande do Norte, Socorro Batista e de figuras chave do Sebrae no Rio Grande do Norte, incluindo o diretor de Operações, Marcelo Toscano; o diretor técnico, João Hélio Cavalcanti; o gestor do Programa de Educação Empreendedora, Everton Lucena; e a gerente de educação, Tathiana Udre. Durante o lançamento, realizado na sede do Sebrae-RN, em Natal, o diretor do Instituto Ideias de Futuro, Camilo Santos, apresentou os detalhes da competição, que busca incentivar a criação de soluções para problemas enfrentados por escolas e/ou comunidades em que os estudantes estão inseridos, envolvendo tecnologia analógica e digital.

Para a secretária de educação do RN, a iniciativa é uma oportunidade única de desenvolvimento pessoal e profissional através do incentivo do empreendedorismo nas escolas.

“As escolas e comunidades do Rio Grande do Norte têm muito a ganhar com a energia e as ideias novas que nossos alunos podem trazer”, afirmou a gestora pública, Socorro Batista.

O diretor técnico do Sebrae-RN, João Hélio Cavalcanti, destacou a transformação no mundo do trabalho e a necessidade de adaptação. “Nesse novo cenário, a educação emerge como um pilar fundamental que precisa ser uma prioridade conjunta, especialmente a educação técnica, que se alinha com as demandas do mercado e as necessidades da juventude”.

O diretor técnico científico do Instituto Ideias de Futuro, Camilo Santos, apresentou os detalhes da competição | Fotos: Agência Sebrae

O diretor técnico científico destacou também a importância da parceria Sebrae-RN entre o poder público. “Valorizamos profundamente a parceria com o setor educacional e estamos comprometidos em caminhar juntos, aproveitando oportunidades como o Desafio Liga Jovem para fomentar cada vez mais uma cultura de empreendedorismo e inovação”, ressaltou.

Para o gestor do Sebrae no Rio Grande do Norte, Everton Lucena, o programa marca o compromisso do Sebrae no Rio Grande do Norte com o fomento ao empreendedorismo tecnológico nas escolas e a expectativa é que seja um importante instrumento de inclusão social e de difusão da cultura empreendedora entre os jovens. “Espero que o Desafio Liga Jovem seja um instrumento de inclusão e que os alunos do estado possam aproveitar ao máximo e se entregar a cultura do empreendedorismo e da inovação”, destaca Lucena.

Neste ano, o Desafio Liga Jovem busca estimular ainda mais jovens a criarem soluções inovadoras para problemas do seu entorno. São 4 categorias:

*Imagina (8º e 9º ano do Ensino Fundamental);
*Cria (Ensino Médio);
*Inspira (Educação Profissional)
*Avança (Educação Superior).

A ampliação da iniciativa permitirá compreender como os estudantes de todo o país percebem e lidam com as questões sociais de suas comunidades por meio do empreendedorismo tecnológico. Na primeira edição, os mais de 5 mil estudantes inscritos apresentaram um panorama dos temas mais impactantes em seu cotidiano. Educação, Meio Ambiente, Acesso a Serviços, Saúde Mental e Saúde em Geral são os 5 problemas sociais mais apontados nos projetos desenvolvidos em 2023.

Etapas da Competição

O Desafio Liga Jovem contará com cinco etapas: Esquenta nas Redes, Virada Empreendedora, Estadual, Regional e Nacional. Durante o período de inscrições, ocorre o Esquenta nas Redes, uma fase de engajamento com missões que oferecem prêmios como celulares e smartwatches. Esta fase é opcional e não influencia a pontuação final.

A Virada Empreendedora acontecerá com uma jornada intensiva de aprendizado em Inovação, Tecnologia e Metodologias Ativas, resultando na produção de um vídeo de até 5 minutos por equipe sobre o projeto desenvolvido. Os 24 melhores projetos de cada Estado avançam para a etapa Estadual.

Na etapa Estadual, as equipes selecionadas apresentarão seus projetos, de forma online, para uma banca de jurados. Serão 4 bancas por Estado, responsáveis por definir a equipe vencedora de cada categoria, que seguirão para a etapa regional.

Na Regional, os destaques estaduais competem remotamente, com a melhor equipe de cada categoria ganhando uma viagem para a final e um celular de última geração para cada membro e seu orientador. Finalmente, a etapa Nacional reúne 20 equipes em uma capital tecnológica brasileira, onde apresentarão seus projetos para uma banca de jurados, buscando destacar o potencial de suas ideias. Toda a viagem desta etapa será custeada pelo Sebrae.

Os projetos passarão por uma avaliação de especialistas segundo cinco critérios: Entendimento do Público-Alvo, Criatividade e Inovação, Impacto Comunitário, Sustentabilidade Financeira e Protótipo. As equipes que se destacarem em cada categoria ganharão uma viagem internacional de até 10 dias e um notebook para cada integrante, incluindo o professor orientador. As equipes que ficarem em segundo lugar receberão um smartwatch para cada membro e o orientador. As equipes em terceiro lugar serão premiadas com um tablet para cada participante e para o professor orientador.