Parnamirim – Os números e impactos da pecuária nos cenários local, regional e nacional foram o foco de um e-Book lançado pelo Sebrae do Rio Grande do Norte durante a 61ª Festa do Boi, que acontece no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, até este sábado (14). Os resultados do estudo divulgado no e-Book “Pecuária do Rio Grande do Norte – Uma breve visão da Pecuária Potiguar” revelam os indicadores cruciais dessa prática que abrange todos os 167 municípios do estado, desempenhando um papel vital, tanto no aspecto social quanto econômico. O relatório analisa a evolução dos principais rebanhos, incluindo bovinos, bubalinos, equinos, suínos, caprinos e ovinos, durante o período de 2017 a 2021.
De acordo com levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Rio Grande do Norte, o gado bovino é o destaque da produção pecuária, mantendo uma média de 36,17% do rebanho total do estado nos últimos cinco anos. Em seguida, vêm os ovinos com 32,84%, seguidos pelos caprinos com 17,46%, suínos com 10,86%, equinos com 2,64% e, por fim, os bubalinos com 0,80%. Quando se observa o cenário regional, a bovinocultura continua em destaque, contribuindo com 47,74% do rebanho total do Nordeste. A caprinovinocultura também se destaca, com 40,15%, enquanto os suínos representam 9,69%, os equinos 2,20% e os bubalinos 0,22% do total. É importante notar que o rebanho de gado bovino do Rio Grande do Norte corresponde a 4,27% do registrado em toda a região Nordeste.
Além disso, o e-Book ressalta a distribuição regional do plantel animal no estado. A mesorregião do Oeste Potiguar lidera com 42,57% do total, seguida pela Central Potiguar com 31,51%. O Agreste Potiguar representa 17,75%, e por fim, a Mesorregião do Leste Potiguar abriga 8,17% do plantel.

A divulgação desses e outros números significativos relacionados à atividade pecuária no Rio Grande do Norte foi parte integrante da programação organizada pela Agência Sebrae Festa do Boi. Na última quarta-feira (12), o tema central dos seminários foi a bovinocultura, com a realização de palestras que abordaram estratégias para incrementar o valor agregado do leite, os impactos da produção leiteira no desenvolvimento local, e ainda, as boas práticas para o avanço da pecuária na região Nordeste.
O Sebrae-RN atua diretamente no fortalecimento do produtor rural através de uma série de ações, como seminários técnicos, capacitações e consultorias. Uma das iniciativas focadas no desenvolvimento da pecuária potiguar é o projeto “Leite & Genética”, que tem como objetivo melhorar o padrão genético dos rebanhos e ampliar a produtividade dos bovinicultores potiguares.
Desenvolvido pelo Sebrae no Rio Grande do Norte e executado em parceria com o Instituto BioSistêmico (IBS), o programa vai atender ao longo deste ano mais de 200 produtores de gado de leite e corte, disponibilizando acompanhamento e Inseminação Artificial para reprodução de bovinos, destinados à produção, tanto de leite quanto de carne.
O e-Book completo, intitulado “Pecuária do Rio Grande do Norte – Uma breve visão da Pecuária Potiguar”, lançado pelo Sebrae-RN está disponível para download no site do Sebrae-RN e pode ser acessado através do link: https://digital.rn.sebrae.com.br/conteudos/ebook/pecuaria-do-rio-grande-do-norte-uma-breve-visao-da-pecuaria-potiguar
A 61ª Festa do Boi é uma realização da Associação Norte-rio-grandense de Criadores – ANORC e do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca, em parceria com a Prefeitura Municipal de Parnamirim, Sebrae-RN e Polo Sebrae Agro. O evento se encerra neste sábado (14), no Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, região metropolitana de Natal.