O Sebrae-RN foi uma das instituições homenageadas durante o lançamento da da 30ª edição da Feira Internacional de Artesanato (Fiart), realizada na última quinta-feira (16). Com o tema “O futuro e o passado se encontram na arte de criar”, o evento- a ser realizado de 24 de janeiro a 02 de fevereiro, no Centro de Convenções em Natal/RN- promete celebrar a riqueza cultural e artística do artesanato, promovendo conexões entre a tradição e a inovação.
“Nós, enquanto Sebrae, participamos da construção inicial desta feira internacional. Nosso propósito, durante todos esses anos, sempre foi valorizar o trabalho norte-rio-grandense, qualificar o artesão, levando muita inovação nos produtos, na tecnologia, e ajudando na gestão desses pequenos negócios”, disse João Hélio Cavalcanti, diretor Técnico do Sebrae-RN.
A cerimônia contou com a presença de artesãos, autoridades e empresários, celebrando a conquista histórica da Fiart, agora reconhecida como Patrimônio Cultural e Imaterial do Rio Grande do Norte. O título foi oficializado por meio de projeto de lei do deputado Hermano Morais, sancionado pela governadora Fátima Bezerra.
Espaços Sebrae na Fiart 2025
Reforçando seu compromisso com o fortalecimento da economia criativa do estado, o Sebrae-RN, parceiro da Fiart desde sua primeira edição, mais uma vez estará presente no evento com sete espaços: Mãos Potiguares, Origem Potiguar, Espaço Tempo Criativo, Lounge Bordado de Caicó, Sessão de Negócios, Cozinha Show e Oficinas Criativas de Gestão. Os visitantes irão conhecer diversas expressões culturais como as desenvolvidas com fios e linhas, cerâmica artesanal, fibras naturais e artesanato têxtil.
Vera Browne, da Companhia da Chita, estará expondo seu trabalho artesanal de envelhecimento e customização de tecidos em chita no Espaço Sebrae Mães Potiguares. “Expor na Fiart vai ser mais uma oportunidade a aplicar os conhecimentos adquiridos nas diversas consultorias do Sebrae que já participei. Já fiz na área de economia criativa, gestão de empresa ajudou o meu pequeno negócio a prosperar”, disse.
Segundo o superintendente do Sebrae-RN, Zeca Melo, “a Fiart não é apenas uma vitrine para o talento dos nossos artesãos, mas também um motor de desenvolvimento econômico, que gera oportunidades e fortalece a nossa identidade cultural”, declarou.
O idealizador da Fiart, Neiwaldo Guedes, enfatizou o papel transformador do artesanato. “Há 30 anos, a Fiart é um espaço onde histórias de vida se entrelaçam com arte e empreendedorismo. Nesta edição especial, queremos mostrar como o artesanato conecta o passado ao futuro, mantendo vivas as nossas tradições e abrindo portas para a inovação”, disse.
Sobre a Fiart
A Feira irá reunir em 2.500m², 240 artesãos do Brasil e de países como Turquia, Quênia e Equador distribuídos em 280 estandes.
Com o apoio de instituições como o Sebrae, o Governo do Estado e diversas parcerias privadas, a expectativa é que a Fiart 2025 receba um público recorde, superando os 50 mil visitantes da edição anterior.
Serviço:
30ª Feira Internacional de Artesanato (FIART)
Data: 24 de janeiro a 2 de fevereiro de 2025
Local: Centro de Convenções de Natal, Natal/RN
-