ASN RN Atualização
Compartilhe

Sebrae-RN promove aproximação comercial entre empresários do RN e PB para impulsionar vendas de fim de ano

Pequenos empresários aproveitam encontro estratégico para expandir mercados
Por Redação
ASN RN Atualização
Compartilhe

De olho nas festas de fim de ano, período de grande movimentação no comércio, o Sebrae no Rio Grande do Norte realizou uma aproximação comercial entre empresários do setor de alimentos e compradores de varejo supermercadista do estado e da Paraíba. A ação ocorreu na última quinta-feira (14), durante o evento Conexão CMKT, no Hotel Holiday Inn, em Natal. Ao todo, participaram 10 empresários potiguares e 14 representantes de redes de supermercados consolidados de ambas as regiões.

A iniciativa, organizada pelo Sebrae-RN, teve como principal objetivo criar um ambiente favorável para o fechamento de negócios, fomentando parcerias entre os participantes. “A aproximação comercial visa promover a abertura de novos mercados para os pequenos negócios, ampliando as oportunidades para os empresários locais”, explicou Daniela Tinôco, analista técnica de Novos Mercados do Sebrae-RN.

Os empresários são clientes atendidos pelos projetos do Sebrae e consumiram, ao longo do ano, diversos produtos que melhoraram sua gestão, controle financeiro e produtividade, além de terem participado de uma preparação específica para o evento. “Participar de uma aproximação comercial como essa coroa todo o trabalho realizado por esses empresários durante o ano. Esperamos que muitos acordos comerciais sejam fechados e que esses produtos ocupem novos espaços nas gôndolas dos supermercados do RN e da PB.”, destacou Ana Carolina Ribeiro, gestora da indústria de alimentos e bebidas do Sebrae-RN.

Histórias de sucesso e perspectivas dos compradores
Com 23 itens em seu portfólio e uma equipe de 60 colaboradores, Rute Lopes, proprietária da Massas Nordestinas, aproveitou a oportunidade para apresentar seus produtos. Durante o evento, ela destacou a linha de pães de forma, carro-chefe do negócio localizado no distrito industrial Jefferson Rodrigues, em Monte Alegre/RN. “Esta é uma oportunidade única e enriquecedora. Estou confiante de que novas portas se abrirão a partir da apresentação dos nossos produtos”, avaliou Rute, que iniciou o negócio em 2017 com apenas cinco itens. “Em breve lançaremos um novo catálogo de produtos. Já temos um cliente na Paraíba e vamos trabalhar para expandir esse mercado”, completou.

O empresário Jr. Queiroz fez seu pitch de vendas com mix de produtos da Zetta Molhos. Foto: Mariana Falcão

Outro exemplo é a Zetta Molhos, fundada em 2022 por Jr. Queiroz, de Martins/RN. Com uma trajetória que começou como garçom e evoluiu para sócio de um bar, Jr. decidiu empreender após a pandemia frustrar a venda de seus molhos no estabelecimento. “A Zetta nasceu dessa frustração. Com a consultoria do Sebrae, foi possível estruturar o negócio e entrar no mercado com mais segurança”, contou Jr. “Reunir empresários e compradores em um só lugar é essencial para os pequenos negócios, pois nos permite alcançar mercados que seriam inacessíveis sem conexões como esta”

Joaquim César, representante da Rede Seridó, que engloba 24 lojas no RN e registra faturamento anual de R$ 150 milhões, também destacou a importância da iniciativa. “Esse momento é muito importante para nós, compradores, pois amplia a variedade de produtos regionais nas nossas prateleiras. Essas aproximações comerciais são fundamentais para oferecer um mix diferenciado”, disse.

Participantes e resultados
Entre os empresários ofertantes de alimentos, participaram: Uau Delícias, Dorgan, Cajumel, Farofa do Dotô, Aqua Coco, Massas Santa Cruz, Zetta Molhos, Pastéis Abib, Massas Nordestinas e Produtos Caicó. Já os compradores incluíram representantes de redes como Nordestão, Rede 10, Ligzarb, Super Fácil João Pessoa, Rede Vale, Rede Paraíba, Super Show, Rede Mais, Rede Seridó, Atacadão Vicunha e RedePão.

A ação reforça o compromisso do Sebrae-RN em apoiar os pequenos negócios, criando oportunidades – em aproximações comerciais, missões empresariais nacionais e internacionais, participação em feiras/eventos- que impulsionam a economia local e fortalecem a presença de produtos regionais em mercados estratégicos.

  • Aproximação comercial
  • Novos mercados