De olho nas festas de fim de ano, período de grande movimentação no comércio, o Sebrae no Rio Grande do Norte realizou uma aproximação comercial entre empresários do setor de alimentos e compradores de varejo supermercadista do estado e da Paraíba. A ação ocorreu na última quinta-feira (14), durante o evento Conexão CMKT, no Hotel Holiday Inn, em Natal. Ao todo, participaram 10 empresários potiguares e 14 representantes de redes de supermercados consolidados de ambas as regiões.
A iniciativa, organizada pelo Sebrae-RN, teve como principal objetivo criar um ambiente favorável para o fechamento de negócios, fomentando parcerias entre os participantes. “A aproximação comercial visa promover a abertura de novos mercados para os pequenos negócios, ampliando as oportunidades para os empresários locais”, explicou Daniela Tinôco, analista técnica de Novos Mercados do Sebrae-RN.
Os empresários são clientes atendidos pelos projetos do Sebrae e consumiram, ao longo do ano, diversos produtos que melhoraram sua gestão, controle financeiro e produtividade, além de terem participado de uma preparação específica para o evento. “Participar de uma aproximação comercial como essa coroa todo o trabalho realizado por esses empresários durante o ano. Esperamos que muitos acordos comerciais sejam fechados e que esses produtos ocupem novos espaços nas gôndolas dos supermercados do RN e da PB.”, destacou Ana Carolina Ribeiro, gestora da indústria de alimentos e bebidas do Sebrae-RN.
Histórias de sucesso e perspectivas dos compradores
Com 23 itens em seu portfólio e uma equipe de 60 colaboradores, Rute Lopes, proprietária da Massas Nordestinas, aproveitou a oportunidade para apresentar seus produtos. Durante o evento, ela destacou a linha de pães de forma, carro-chefe do negócio localizado no distrito industrial Jefferson Rodrigues, em Monte Alegre/RN. “Esta é uma oportunidade única e enriquecedora. Estou confiante de que novas portas se abrirão a partir da apresentação dos nossos produtos”, avaliou Rute, que iniciou o negócio em 2017 com apenas cinco itens. “Em breve lançaremos um novo catálogo de produtos. Já temos um cliente na Paraíba e vamos trabalhar para expandir esse mercado”, completou.
Outro exemplo é a Zetta Molhos, fundada em 2022 por Jr. Queiroz, de Martins/RN. Com uma trajetória que começou como garçom e evoluiu para sócio de um bar, Jr. decidiu empreender após a pandemia frustrar a venda de seus molhos no estabelecimento. “A Zetta nasceu dessa frustração. Com a consultoria do Sebrae, foi possível estruturar o negócio e entrar no mercado com mais segurança”, contou Jr. “Reunir empresários e compradores em um só lugar é essencial para os pequenos negócios, pois nos permite alcançar mercados que seriam inacessíveis sem conexões como esta”
Joaquim César, representante da Rede Seridó, que engloba 24 lojas no RN e registra faturamento anual de R$ 150 milhões, também destacou a importância da iniciativa. “Esse momento é muito importante para nós, compradores, pois amplia a variedade de produtos regionais nas nossas prateleiras. Essas aproximações comerciais são fundamentais para oferecer um mix diferenciado”, disse.
Participantes e resultados
Entre os empresários ofertantes de alimentos, participaram: Uau Delícias, Dorgan, Cajumel, Farofa do Dotô, Aqua Coco, Massas Santa Cruz, Zetta Molhos, Pastéis Abib, Massas Nordestinas e Produtos Caicó. Já os compradores incluíram representantes de redes como Nordestão, Rede 10, Ligzarb, Super Fácil João Pessoa, Rede Vale, Rede Paraíba, Super Show, Rede Mais, Rede Seridó, Atacadão Vicunha e RedePão.
A ação reforça o compromisso do Sebrae-RN em apoiar os pequenos negócios, criando oportunidades – em aproximações comerciais, missões empresariais nacionais e internacionais, participação em feiras/eventos- que impulsionam a economia local e fortalecem a presença de produtos regionais em mercados estratégicos.