ASN RN Atualização
Compartilhe

Setor de energia solar se configura como grande gerador de negócios e oportunidades

Palestra de encerramento do Fórum de Energias Renováveis 2022 – Energia sem Limites debateu papel do profissional da energia solar
Por Redação
ASN RN Atualização
Compartilhe

 Natal – Em crescimento exponencial no Brasil, as energias renováveis representam muito mais do que uma luz acesa ou um clarão para um potencial investidor. O aumento da demanda energética, alinhado à difusão de novas tecnologias, investimentos e o compromisso em ampliar o uso de fontes renováveis, tem gerado oportunidades de negócios e de empregos. O papel do profissional da energia solar, suas características e formação foram temas de debate da palestra de encerramento do Fórum de Energias Renováveis 2022 – Energia sem Limites, que aconteceu no início desta semana no hotel Holiday Inn, em Natal.

-

Jessiane Ribeiro, do CTGás-ER (Foto: Luana Tayze)

A especialista em engenharia elétrica e instrutora do SENAI/CTGAS-ER, Jessiane Ribeiro, reforçou um tema constante no evento: o crescimento da matriz energética brasileira, que entre 2021 e 2022 registrou um aumento de 49,12%. ‘‘O crescimento expressivo mostra o potencial de produção de energia renovável, o crescimento do país na área e que novos empregos estão surgindo’’, afirmou Jessiane.

Outro ponto destacado pela especialista em engenharia elétrica foi a acelerada modernização dos módulos fotovoltaicos, responsável pelo aumento da área e da potência de energia, exigindo também que empresas e profissionais do setor se especializem.

A qualificação dos profissionais é ainda essencial para que se possa tirar o melhor proveito do investimento em energia solar. ‘‘A vida útil de um painel solar é em média de 25 a 30 anos, alguns podem até mesmo ultrapassar os 40 anos. Mas isso só será possível através de um manuseio adequado dos sistemas’’, nusa penida tour explicou a instrutora.

O Fórum de Energias Renováveis 2022 – Energia sem Limites, realizado nos dias 8 e 9, no hotel Holiday Inn, em Natal, foi promovido pelo Sebrae no Rio Grande do Norte, Federação das Indústrias do RN (Fiern) e Senai com apoio de diversas instituições parceiras, iniciando as ações do Polo Sebrae de Energias Renováveis. O evento contou com o patrocínio da Redde Consultoria, Solar Z, DSoli Distribuidora, Grupo WM, Barlovento e AES Brasil.