A Marca Sebrae é uma das mais valiosas do Brasil. Pesquisa conduzida pelo Instituto Ipsos aponta que o valor da marca em 2025 atingiu R$ 33,9 bilhões. Para definir a importância da Marca Sebrae nos resultados das empresas, especialmente com relação a faturamento e lucro, o levantamento ouviu 6 mil Microempreendedores Individuais (MEI) e donos de Micro e Pequenas Empresas (MPE) de todo o país entre janeiro e fevereiro deste ano.
Promovida desde 2009, a pesquisa Valor de Marca Sebrae 2025 foi realizada este ano pelo Instituto Ipsos, que percorreu quatro etapas estruturadas: diagnóstico inicial, pesquisa com clientes, análise financeira e relatório final. Os entrevistados foram questionados sobre uma variedade de itens que compõem o dia a dia do relacionamento do seu negócio com o Sebrae.
O valor apresentado no relatório resulta do aumento de pequenos negócios no Brasil, da ampliação da base de clientes Sebrae e da sua contribuição para ampliar o faturamento e a lucratividade, analisa o presidente da instituição, Décio Lima.
É indiscutível o papel do Sebrae na geração de lucros dos MEI e MPE. Esse resultado reforça o relacionamento próximo e sólido que construímos com os empreendedores, visando a entrega de valor e o sucesso dos pequenos negócios.
Décio Lima, presidente do Sebrae.
Diante desse resultado expressivo, o Sebrae-RN reforça a importância de uma atuação estratégica e integrada da Unidade de Comunicação e Marketing, tanto na preservação quanto no fortalecimento da marca no estado. A gestora da Marca no âmbito do Rio Grande do Norte, Ann Cynthia Ferro explica que o Sebrae-RN acredita que manter um bom relacionamento com o público é essencial para fortalecer a marca e seguir cumprindo sua missão de apoiar os pequenos negócios do estado.
“Cada ação de comunicação deve refletir o compromisso do Sebrae com os empreendedores potiguares, valorizando a confiança que construímos ao longo dos anos. Mais do que informar, queremos estar próximos, ouvindo, orientando e sendo reconhecidos como parceiros no crescimento dos pequenos negócios. Cuidar da reputação da marca é garantir que o Sebrae continue sendo referência para quem empreende no Rio Grande do Norte”, completou Cynthia.