ASN RN
Compartilhe

Desafios e oportunidades do agronegócio são tema de mesa redonda no Motores do Desenvolvimento

Evento reuniu especialistas, produtores e representantes públicos para debater as perspectivas do setor agropecuário potiguar durante a 43ª edição do projeto.
Por Especial Festa do Boi 2024
ASN RN
Compartilhe

O que o Rio Grande do Norte tem feito para superar barreiras e impulsionar o agronegócio? Esta foi a pergunta que abriu a mesa redonda da 43ª edição do Motores do Desenvolvimento, que abordou os desafios e perspectivas do setor agropecuário potiguar. O evento, realizado pelo Sistema Tribuna do Norte, Sebrae, Faern/Senar, Governo do RN e outros parceiros, aconteceu na manhã desta sexta-feira (11), inaugurando a programação do Palco Juntos pelo Agro, instalado na Agência Sebrae Festa do Boi 2024.

Durante sua fala, o superintendente do Sebrae-RN, José Ferreira de Melo Neto, conhecido como Zeca Melo, destacou a atuação da instituição na Festa do Boi, o maior evento do setor agropecuário do Nordeste. Em 30 das 62 edições já realizadas, o Sebrae participou ativamente, fomentando os pequenos negócios agropecuários, segmento que atualmente responde por 31,19% dos empregos gerados no estado (Mapa do Emprego/Agosto 2024).

“O mais importante que fizemos aqui foi valorizar, cada vez mais, o pequeno empresário que atua no Rio Grande do Norte. Por isso, precisamos desenvolver projetos que foquem na valorização da origem potiguar, reconhecendo o nosso potencial. Esse é o desafio que colocamos para todos, para juntos fortalecermos o ecossistema local”, afirmou Zeca. “A camiseta da equipe do Sebrae, nesta edição, é inspirada no Rio Grande do Norte, um lugar com muitas experiências exitosas que precisam ser divulgadas”, completou.

Fernando Fernandes, superintendente do Sistema Tribuna do Norte, reconheceu o Sebrae como parceiro essencial na edição voltada ao agronegócio. “O Sebrae conhece e sente as dores dos pequenos e microempreendedores e não poderia ficar de fora desta edição com este conteúdo inédito. Nossa experiência com este evento é muito positiva e prova que é um bom produto, que certamente será repetido”, avaliou.

Alguns dos principais desafios enfrentados pelos produtores, como a liberação de crédito e a dificuldade de escoamento da produção, foram abordados pelo secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca do Rio Grande do Norte (SAPE/RN), Guilherme Saldanha. “O setor agropecuário enfrenta muitos gargalos e, para solucioná-los, precisamos de união em todas as esferas administrativas, seja municipal, estadual ou federal. Este momento é único e importante para discutirmos essas questões e fortalecermos os produtores”, comentou.

A mesa redonda, mediada pela jornalista Virgínia Coelli, também contou com a participação do presidente da Federação da Agricultura do Rio Grande do Norte (Faern), José Vieira; Orígenes Neto, presidente da Associação Norte-Rio-Grandense de Criadores de Camarão (ANCC/RN); Geraldo Melo Filho, presidente do Instituto Pensar; o senador Flávio Azevedo; e o deputado federal Benes Leocádio.

O evento reuniu especialistas, produtores, representantes da cadeia produtiva e de órgãos públicos para promover debates e reflexões em prol do fortalecimento do agronegócio.

A programação da Agência Sebrae na Festa do Boi 2024 continua até o dia 19 de outubro, com atividades a partir das 9h. O conteúdo pode ser acessado através do site agenciasebrae.com.br.

-

-

-

  • agronegócio
  • Motores do Desenvolvimento