Os animais domésticos têm se tornado cada vez mais presentes nas famílias brasileiras, ganhando destaque também no mercado econômico. Mais do que companheiros fiéis, eles impulsionam um setor em plena expansão. Em reconhecimento a essa importância, o Dia Mundial dos Animais é celebrado em 4 de outubro, reforçando o papel fundamental dos pets no cotidiano das pessoas.
Em constante transformação, o mercado pet abre as portas para o empreendedorismo com novas oportunidades de negócios surgindo para atender às necessidades dos animais e de seus tutores, que buscam serviços e produtos cada vez mais especializados. Atualmente, mais de 285 mil empresas estão voltadas para o mercado pet no Brasil.
Para 2024, a expectativa é de que o faturamento desse mercado alcance R$ 77 bilhões, com um crescimento de 12,1% em relação a 2023, segundo projeções da Abinpet e do Instituto Pet Brasil.
Entre os exemplos de inovação e oportunidades no mercado pet, destaca-se a Blindog, uma startup que desenvolve dispositivos inteligentes, como uma coleira vibratória, para melhorar a qualidade de vida de cães cegos, oferecendo autonomia, segurança e conforto.
Nossa missão é ajudar cães com deficiência visual a viverem de forma mais independente, ao mesmo tempo em que proporcionamos aos tutores mais tranquilidade.
Luana Wandecy, fundadora da empresa.
Na jornada para transformar a ideia em um negócio, Luana destaca que a parceria com o Sebrae-RN foi fundamental para o crescimento da empresa, especialmente por meio de programas de aceleração e apoio à inovação.
“Participamos de vários programas do Sebrae ao longo dos anos, começando com o InovAtiva Brasil em 2018.1, onde fomos destaque entre mais de 300 participantes. Em 2020, fomos selecionados pelo Programa Centelha RN e, mais recentemente, em 2023, participamos do programa Startup Nordeste, o que aumentou nossa visibilidade e a capacidade de escalar o negócio”, enumera.
Atualmente, a Blindog integra o programa Regenera, focado em aprimorar sua estratégia de sustentabilidade e marketing, permitindo uma expansão responsável e alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Com uma abordagem distinta, a ONG União Pet Brasil tem ampliado sua atuação a partir de uma parceria recente com o Sebrae-RN. Mauriceia, presidente da ONG e militante da causa animal há mais de dezesseis anos, destaca a importância dessa colaboração.
Ela explica que, em agosto, foi realizado o terceiro Encontro Estadual de Protetores de Animais do RN, na sede do Sebrae em Natal, reunindo 167 protetores de todo o estado. A parceria permitiu o uso da estrutura do Sebrae sem custo, além da promoção de serviços oferecidos pela instituição, como a formalização como MEI. “Foi uma experiência incrível, e sou extremamente grata por essa parceria”, afirma.
A União Pet Brasil atua com foco exclusivo em campanhas de castração, projetos e captação de recursos públicos por meio de emendas parlamentares e editais para castrações em larga escala. Em 2024, já foram castrados 350 felinos, e a expectativa é de que mais 350 sejam castrados até outubro.
Inovação e Impacto Socioambiental
Elisete Lopes, gestora do Projeto Negócios Inovadores de Impacto Socioambiental do Sebrae-RN, destaca o papel do Sebrae no incentivo a pequenos negócios com impacto social. ‘O Sebrae tem apoiado empreendedores que, além de buscarem desenvolver seus negócios, através de inovação e implementação de ações de acesso a mercados, também pretendem impactar positivamente, trazendo benefícios à sociedade. Neste caso dos animais, o apoio melhora o bem-estar dos pets, que são considerados, em muitas famílias, como parte delas’, afirma.
Um dos exemplos é o Programa Regenera que oferece aos selecionados uma jornada de capacitação que inclui workshops de desenvolvimento e modelagem de negócios por aproximadamente 17 semanas. Os selecionados contam com mentorias especializadas e ainda chance de captar até R$ 20 mil em investimentos, além de uma rede de contatos estratégicos.
Desde seu lançamento, o Programa Regenera tem atraído a atenção de empresários de diversos setores, interessados em transformar seus negócios por meio de práticas que não apenas minimizam impactos ambientais, mas também regeneram e revitalizam os ecossistemas.