ASN RN Atualização
Compartilhe

Em parceria com Sebrae, governo lança programa de crédito para pequenos negócios

Conjunto de iniciativas abrange apoio ao empreendedorismo, com facilitação de acesso ao crédito e renegociação de dívidas para os pequenos negócios, medida inspirada no Desenrola
Por Redação
ASN RN Atualização
Compartilhe

Natal – O Sebrae se une aos esforços do Governo Federal com o propósito de expandir o acesso ao crédito no país, proporcionando maior apoio aos Microempreendedores Individuais (MEIs) e às micro e pequenas empresas por meio do Programa Acredita. Lançado nesta segunda-feira, no Palácio do Planalto, a medida provisória visa orientar os empreendedores desde a fase prévia à obtenção do crédito, que antecede o processo de solicitação do empréstimo, até a sua liquidação.

O Acredita se baseia em quatro pilares essenciais. O primeiro, intitulado “Acredita no Primeiro Passo”, concentra-se em fornecer microcrédito para indivíduos cadastrados no Cadastro Único. Já o segundo pilar, denominado “Acredita no seu Negócio”, direciona-se especificamente às empresas, através de iniciativas como o “Desenrola Pequenos Negócios” e o “Procred 360”. Outra frente importante do programa busca estabelecer um mercado secundário para créditos imobiliários. Por fim, destaca-se o compromisso com o Eco Invest Brasil – Proteção Cambial para Investimentos Verdes (PTE), visando estimular investimentos estrangeiros em projetos sustentáveis no Brasil.

Crédito: reprodução

Dentro do eixo “Acredita no seu Negócio”, o Sebrae está ampliando as oportunidades de acesso ao crédito por meio do Fundo de Aval para a Micro e Pequena Empresa (FAMPE). Ao longo dos próximos três anos, o FAMPE visa disponibilizar mais de R$ 30 bilhões em créditos. Para isso, o Sebrae fortaleceu o fundo, elevando seu patrimônio líquido para R$ 2 bilhões, recursos que serão utilizados para impulsionar novas operações.

A estratégia envolve a expansão do número de instituições parceiras, incluindo os quatro principais bancos públicos federais, sistemas cooperativistas relevantes, agências e bancos de desenvolvimento regionais, além da participação dos bancos privados por meio do BNDES. As taxas de juros aplicadas pelas instituições financeiras que operam com o FAMPE variam conforme a política de crédito da respectiva instituição, a região e o porte do cliente.

O presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, destacou o fato inédito no Sebrae, que terá a maior carteira de créditos garantidos e assistidos de sua história. Um trabalho que conta com o esforço de todo o Sistema Sebrae, incluindo os 26 estados e o Distrito Federal.

O diretor superintendente do Sebrae-RN, José Ferreira Melo Neto, destacou que o Sebrae é um importante parceiro da iniciativa do governo federal, com objetivo comum de fortalecer o empreendedorismo e impulsionar o desenvolvimento econômico do país.

“No RN, nosso compromisso é claro: trabalhar lado a lado com os empreendedores potiguares para gerar empregos, estimular o crescimento dos negócios locais e contribuir para o aumento da renda em nosso estado”, afirma o diretor superintendente.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que todas as medidas que fazem parte do Acredita serão publicadas nesta terça-feira, 23, no Diário Oficial da União (DOU).

Crédito Já

No Rio Grande do Norte, o Sebrae-RN tem desempenhado um papel crucial no apoio aos empreendedores locais, oferecendo uma plataforma inovadora para fortalecer a gestão financeira de seus negócios. A plataforma “Crédito Já ” reúne uma variedade de serviços e recursos essenciais, tornando o processo de obtenção de crédito mais acessível e eficiente para os empreendedores.

A plataforma oferece um Simulador de Crédito que simplifica a tomada de decisão em relação à obtenção de crédito, fornecendo uma análise clara e abrangente das opções disponíveis. Além disso, destaca as taxas mais vantajosas para empréstimos e financiamentos, trabalhando em estreita colaboração com uma rede de parceiros financeiros para assegurar que os empreendedores encontrem a melhor solução para as necessidades de seus negócios.

“De forma simples, funciona como um tipo de leilão automático, em que uma única demanda de crédito do empreendedor é repassada para todos os bancos, que por sua vez, apresentam as linhas de crédito adequadas para aquela solicitação”, explica a gestora de Crédito do Sebrae-RN, Ruth Maia.

O diretor superintendente do Sebrae-RN, José Ferreira Melo Neto, enfatizou que a ‘Crédito Já’ não se limita apenas a fornecer acesso ao crédito, mas também desempenha um papel fundamental na capacitação e no fortalecimento dos empreendedores potiguares.

“Através de consultorias conduzidas por Agentes de Crédito e Finanças do Sebrae, os empreendedores obtêm orientações personalizadas, identificam oportunidades de crescimento, mitigam riscos financeiros e tomam decisões mais assertivas para o futuro de seus negócios. Dessa forma, os negócios podem aumentar seus lucros, gerando mais renda e oportunidades para o estado e para o Brasil como um todo”, ressaltou.

A plataforma que já conta com mais de 30 instituições colaboradoras está disponível no endereço creditoja.rn.sebrae.com.br

-