Com produção estimada em 300 mil toneladas de frutas para a safra 2025/2026, a fruticultura do Rio Grande do Norte aposta em estratégias de acesso a novos mercados, a fim de ampliar a já marcante presença internacional. Hoje, cerca de 90% das frutas frescas do estado têm como destino países europeus. Para conseguir essa ampliação, um grupo de produtores potiguares atendidos pelo Sebrae no Rio Grande do Norte participa da edição 2025 da Fruit Attraction Madri, considerada uma das maiores feiras do setor na Europa.
A ideia é prospectar novos clientes, consolidar parcerias com compradores já existentes e ampliar a competitividade do setor frutícola potiguar. Para alcançar tal objetivo, na capital espanhola, os fruticultores, com o apoio do Sebrae Nacional e da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA), participam de vasta programação, marcada por exposição de produtos, visitas técnicas a centros de comercialização de frutas e encontros de negócios. A feira, realizada no Ifema Madri, começou na terça-feira (30) e segue até hoje (2).

Evandro Borgatto é um dos produtores potiguares que está em Madri, participando da Fruit Attraction. Otimista com os resultados em diversas rodadas de negócios no evento, o empresário acredita que a oportunidade será decisiva para ampliar a atuação da Viva Agrícola no mercado europeu.
“Nossa participação na feira está sendo sensacional, com apoio do Sebrae, da CNA, Abrafrutas, AgroBR e Apex Brasil, proporcionando uma série de rodadas de negócios. No meu caso, não parei um minuto, saindo de uma reunião com potenciais compradores e começando outra. Tudo muito proveitoso, de modo que esperamos expandir nossa presença na Europa, onde já atuamos no mercado da Holanda”, detalha Borgatto.
Cultivo promissor
Além do melão, carro-chefe da fruticultura do Rio Grande do Norte, outras frutas potiguares estão conquistando o exigente paladar europeu e despontam com potencial promissor de crescimento no mercado. É o caso do limão Tahiti, aposta do produtor Rafael Rogério, da Natural Citrus. Com mais de 20 anos de atuação no setor, ele participa pela segunda vez da feira internacional. O objetivo é fechar novos acordos comerciais para parte da produção de 1.300 toneladas da fruta, correspondentes à safra deste ano. Os principais destinos já incluem Holanda, Espanha, Alemanha, Polônia, Escandinávia e Inglaterra.
Atendido pelo Projeto de Fruticultura do Sebrae-RN, o empresário espera colher bons frutos na Fruit Attraction, alcançando novas oportunidades comerciais com outros países europeus. Segundo ele, o suporte técnico do Sebrae tem sido estratégico para elevar a competitividade da empresa.
“Nossa expectativa é muito positiva. Já participamos de diversas feiras patrocinadas pelo Sebrae e sempre conseguimos evoluir em nossas exportações. O apoio logístico e toda infraestrutura disponibilizada para a Natural Citrus nos coloca no mesmo nível das grandes empresas exportadoras brasileiras. A verdade é que, sem o apoio do Sebrae, não estaríamos exportando. Estamos muito felizes e confiantes, porque o Sebrae e toda sua equipe sempre proporcionaram oportunidades que não teríamos em outros cenários”, reconhece.
Ao todo, oito fruticultores apoiados pelo Sebrae participam do evento em Madri. Gestor do Projeto de Fruticultura do Sebrae RN, Franco Marinho considera a participação na Fruit Attraction “oportunidade de ouro” para os produtores potiguares. Segundo ele, além de concentrar compradores de mais de 100 países, a logística privilegiada na Espanha torna a feira ainda mais atrativa.
“A nossa fruta potiguar tem como principal destino o mercado europeu. Então é o momento de firmar e ampliar esses laços. A feira é uma excelente chance para quem quer entrar no mercado internacional e por isso, mais uma vez, estamos, junto com a CNA e o Sebrae Nacional, apoiando nossos produtores. A Espanha é um país extremamente sério e oferece a oportunidade de distribuir os produtos pela Europa, sendo um grande hub de comercialização. Somado a isso, temos uma fruta de ótima qualidade, e nossa perspectiva é que se gere realmente negócios e amplie os já existentes”, pontua.
Sobre a Fruit Attraction
A Fruit Attraction reúne mais de 2,2 mil expositores de 150 países, com estimativa de público de cerca de 120 mil visitantes entre operadores, varejistas e profissionais do setor. O evento acontece anualmente, em outubro, no Ifema Madri, na Espanha.