Natal – O 38⁰ Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais (CNSE) teve início nesta quarta-feira (09), no Centro de Convenções de Natal e prossegue até esta sexta-feira. O evento reúne dirigentes empresariais e sindicais de várias regiões do Brasil. A solenidade inaugural, conduzida pelo presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, e o presidente do Sindicato do Comércio Varejista do Rio Grande do Norte, Gilberto de Andrade Costa, teve a participação do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-RN, Itamar Manso Maciel Júnior, representando o presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, dentre outros líderes empresariais e autoridades de todo o Brasil.
Na oportunidade, o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-RN, Itamar Manso Maciel Júnior, ressaltou o cenário atual caracterizado por mudanças profundas e aceleradas, representando um verdadeiro desafio para todos.

“Estamos vivenciando um período histórico, marcado por transformações rápidas e profundas onde o consumidor está mais informado, empoderado, conectado e consciente. Uma verdadeira reinvenção que nos provoca a também nos reinventarmos enquanto instituições de apoio aos pequenos negócios.”
O presidente da Fecomércio RN e 1º diretor administrativo da Confederação Nacional do Comércio (CNC), Marcelo Queiroz, destacou na ocasião a importância da a união das entidades sindicais que enviaram representantes ao evento. “Somos um estado federativo com especificidades das mais variadas, porém enfrentamos os mesmos desafios. Por isso, nosso encontro é também uma grande celebração da resiliência e do profundo impacto que o setor produtivo tem no desenvolvimento do nosso país. Em busca de soluções modernas e inovadoras, o 38º CNSE será pautado pelo que há de mais atual e relevante no universo do comércio e do segmento empresarial,” disse o presidente da Fecomércio RN.
Sob a temática “Fortalecer sindicatos é preparar as empresas”, o CNSE apresenta uma programação diversificada e direcionada aos principais desafios e oportunidades do sindicalismo patronal. Até amanhã (11), mais de 1.200 executivos provenientes de entidades associadas ao Sistema da Fecomércio de todo o Brasil se reúnem na capital potiguar. Através de palestras, oficinas, debates e reuniões técnicas, o evento promove a exploração de boas práticas e aprofunda discussões sobre as pautas mais relevantes do setor terciário.
“Para nós que compomos o Sistema Sebrae, é uma honra apoiar um evento desta magnitude, especialmente neste ano de 2023, em que o Sebrae do Rio Grande do Norte celebra meio século de dedicação aos empreendedores potiguares,” afirmou o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-RN, Itamar Manso Maciel Júnior. Ele destacou a compreensão de que o Brasil é singular em sua diversidade, e ressaltou que o papel do Sebrae está visceralmente ligado à ampliação do empreendedorismo transformador, bem como à melhoria do ambiente de negócios, contribuindo assim para a prosperidade em todo o território nacional.
O 38⁰ Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais (CNSE) é realizado pela Fecomércio RN e pelo Sindilojas RN, contando com o patrocínio da Confederação Nacional do Comércio (CNC) e do Sebrae, e o apoio do Sistema Fecomércio Sesc/Senac.
Sobre a programação
No segundo dia do 38º CNSE, que acontece nesta quinta-feira (10), os participantes têm a oportunidade de mergulhar em uma série de palestras abordando temas relevantes e atuais, como os desafios econômicos, a reforma sindical e a análise do tema 1046 pelo STF. Além disso, estão previstas comissões temáticas, que promoverão discussões aprofundadas sobre negociações coletivas e outros assuntos relevantes. O evento prossegue na sexta-feira (11) com um painel dedicado à reforma trabalhista, seguido por um momento de reflexão sobre as tendências e oportunidades no setor varejista, conduzido pelo economista Gil Giardelli. Encerrando a programação, o escritor e influenciador Marcos Rossi ministrará uma palestra motivacional.
Para conferir a programação completa, acesse: https://www.congressonse.org.br/programacao.