ASN RN Atualização
Compartilhe

Potencial das águas move debates sobre a Aquicultura e a Economia do Mar na Agência Sebrae Festa do Boi

Programação do palco Juntos Pelo Agro reúne palestras, projetos e certificação inédita para área de cultivo de ostras no Rio Grande do Norte
Por Especial Festa do Boi 2025
ASN RN Atualização
Compartilhe

A potencialidade produtiva que vem das águas guiou a programação do palco Juntos Pelo Agro, na tarde deste sábado (11), dentro da Agência Sebrae Festa do Boi 2025. O público acompanhou palestras técnicas, apresentação de projetos inovadores e esclarecimentos sobre as oportunidades que envolvem a Economia do Mar, um dos setores mais promissores do Rio Grande do Norte.

Um momento especial da programação foi a entrega do certificado para área de cultivo de ostras, concedido pelo Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte (IDIARN) à Associação Ostras Guarairas, de Senador Georgino Avelino. O documento atesta que a área é segura para o cultivo, um passo importante para o fortalecimento da atividade no estado.

Adailma Alexandre, presidente da Associação, celebrou o reconhecimento e apontou para os próximos avanços. “Mais uma conquista, e sei que vem muito mais”, afirmou, lembrando que 12 famílias estão envolvidas e beneficiadas pela associação.

O diretor técnico do Sebrae-RN, João Hélio Cavalcanti, elogiou o empenho conjunto dos produtores e das instituições parceiras. “É um trabalho de várias mãos. Conquista do povo potiguar, orgulhosamente potiguar”, disse, ressaltando que o Rio Grande do Norte ocupa o primeiro lugar nacional na produção de ostras nativas, com atenção constante à sustentabilidade.

A programação também apresentou o projeto pioneiro de piscicultura na região do Trairi, conduzido por José Aracleide de Araújo, gestor da Frigo Peixes. Ele explicou que a iniciativa, que nasceu de um hotel fazenda, evoluiu para um projeto de beneficiamento de peixes como tilápia, resultando em produtos como almôndegas, hambúrgueres, linguiças e filés. “Com apoio do Sebrae, elaboramos o projeto do frigorífico, e quando estiver funcionando, a ideia é abranger todo o Rio Grande do Norte com a compra de peixes”, explicou.

Entre as palestras do dia, Luiz Peregrino, engenheiro de pesca e sócio-consultor da AcquaQuantica – Soluções em Aquicultura, abordou os pilares para uma carcinicultura sustentável, defendendo uma gestão específica para cada área de cultivo e atenção redobrada à sanidade e à recuperação dos solos com uso de microrganismos.

Também participaram da programação Leonardo Cabral Costa, maricultor e empresário de Santa Catarina, que compartilhou experiências sobre comercialização e agregação de valor das ostras, e Daniel Penteado Lana, secretário-executivo do Cluster Tecnológico Naval do Rio Grande do Norte, que apresentou a palestra “Economia do Mar Potiguar: ecossistema de prosperidade”.

Daniel explicou que a economia do mar envolve todas as atividades produtivas relacionadas ao uso e à ocupação dos recursos marítimos. “A economia do mar se inicia em terra. Nossos produtos agrícolas, minerais e aquícolas precisam de meios de escoamento, e o modal marítimo é o mais eficiente. Quando consideramos a aquicultura, a pesca, a energia eólica e a infraestrutura portuária, percebemos o potencial expressivo desse setor”, pontuou.

O encerramento do evento foi marcado por uma degustação de pratos à base de camarão, ostras e atum, celebrando os sabores e o potencial produtivo das águas potiguares.

  • AGÊNCIA SEBRAE FESTA DO BOI 2025