ASN RN
Compartilhe

Sebrae leva atendimentos e orientações gratuitos a empreendedores na Finecap

A expectativa é atender cerca de 3 mil empreendedores que devem passar pelo espaço a cada dia do evento, que só encerra dia 4 de setembro
Por Redação
ASN RN
Compartilhe

Pau dos Ferros – O Sebrae no Rio Grande do Norte vai oferecer atendimento e orientação técnica gratuitos aos empreendedores e produtores rurais ligados às cadeias produtivas, existentes nos municípios da região do Alto Oeste Potiguar. A instituição montou um espaço para atender a esse público durante a Feira Intermunicipal de Educação, Cultura, Turismo e Negócios do Alto Oeste (Finecap), que começa nesta sexta-feira (2) e prossegue até o dia 4, em Pau dos Ferros. A previsão é que a equipe de técnicos, analistas, especialistas e consultores do Sebrae atendam cerca de 3 mil empreendedores passem pelo estande a cada dia da feira.

De acordo com o gerente da agência Sebrae no Alto Oeste, Rodolfo Barreto, no pavilhão de 100 metros quadrados montado pela instituição, o visitante poderá obter informações sobre formalização de negócios, informações técnicas sobre manejo de culturas e gestão da propriedade, orientações sobre tendências e sobre o mercado, assim como as soluções que o Sebrae dispõe para ajudar pequenos negócios a expandirem ou melhorar a competitividade e produtividade das empresas.

Rodolfo Barreto (centro) informa que o modelo de Sala do Empreendedor, montado na feira, receberá visita de prefeitos da região

“A proposta com a participação nesta edição da Finecap é realizar o mesmo atendimento que é feito em uma Sala do Empreendedor. Durante o evento, teremos visitas das prefeituras da região para conhecer o funcionamento da sala e alinhar ações”, explica o gerente. Isso porque o evento engloba cerca de 30 cidades da região.

Produtos em exposição

Além dos atendimentos no modelo da Sala do Empreendedor do Projeto Município Mais Empreendedor, executado pelo Sebrae em parceria com a Assembleia Legislativa e a Femurn, o pavilhão terá exposição com empresas atendidas. Entre os produtos que valorizam o saber e fazer local, estão chocolates, doces, queijos, cachaça e mel. Há ainda peças em argila que destacam a cultura do artesanato, assim como embalagens e equipamentos para varejo com qualidade.

As empresas expositoras são Cachaça Serra de Martins, MD8 Embalagens Industriais, Abraão do Porção de Martins – Cerâmica em Barro, Mel da Serra de São Miguel, Gostinho da Fazenda Queijos e Doces do Encanto, Coconuts Pau dos Ferros, Brownie do Pietro de Itaú, Zoet Chocolateria de Pau dos Ferros e Doce da Linda.

Espaço do Sebrae terá produtos em exposição para o público visitante

Esta será a primeira edição presencial da Finecap depois de dois anos de pandemia. A expectativa é que mais de 300 mil pessoas participem do evento da 25ª edição, que celebra o aniversário de Emancipação Política de Pau dos Ferros, completando 166 anos de autonomia. A feira traz um incremento econômico para a região. A prefeitura de Pau dos Ferros divulgou dados que comprovam a importância do evento.

Pesquisa feita pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio (IPDC), da Fecomércio RN, indicam que a Finecap atrai um total de 190 mil pessoas, das quais 84 mil são turistas e 44 mil visitantes (que não pernoitaram na cidade). Esse fluxo promove uma movimentação em torno de R$ 18,2 milhões na economia da Princesinha do Oeste.