ASN RN
Compartilhe

Sebrae-RN, ABDE e AGN realizam Fórum Debate para o Desenvolvimento

Microfinanças, turismo e o papel das instituições financeiras de desenvolvimento na geração de impacto social em pauta
Por Redação
ASN RN
Compartilhe


Com o tema “O poder transformador das microfinanças e do turismo e o papel das instituições financeiras de desenvolvimento na geração de impacto social”, o Fórum Debate para o Desenvolvimento, aconteceu durante nesta quinta-feira (23/5), no auditório do Sebrae-RN.

Na abertura da solenidade, o diretor técnico do Sebrae, João Hélio Calvacanti , ressaltou que uma das principais atividades econômicas é o turismo. “Reconhecemos o potencial desse segmento e trabalhamos incansavelmente para fortalecer os empreendimentos turísticos no nosso território. Segundo dados fornecidos pela Receita Federal e organizados pelo Sebrae-RN, em 5 anos contados de 2019 até a semana passada, o número de pequenos negócios do setor de turismo aumentou de 37.527 para 64.351, refletindo uma expansão de quase 72%”, citou.

“Trouxemos para Natal o que estamos levando para todo o Brasil: um fórum para falar sobre crédito e fomento. Não existe economia desenvolvida e não existe combate à desigualdade se não tiverem esses instrumentos”, enalteceu o presidente da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Celso Pansera, o qual também é coordenador externo da Frente Parlamentar Mista de Apoio ao Sistema Nacional de Fomento para o Financiamento do Desenvolvimento (FPSNF).

Márcia Maia, atualmente no comando da Agência de Fomento do Rio Grande do Norte (AGN) e diretora da ABDE, destacou que somente no ano passado, foram mais de R$ 2 trilhões de reais movimentados pelos associados à ABDE, composta por instituições, agências de fomento, bancos de desenvolvimento, bancos públicos, FINEP e Sebrae Nacional.

Após a abertura ocorreram dois painéis com as seguintes temáticas “Microfinanças como estratégia e política de desenvolvimento e geração de impacto social” e “Experiências em microfinanças: como desbravar novos caminhos para superar os desafios nacionais.”

Na parte da tarde os participantes seguiram a programação que abordou os seguintes temas: “Turismo como vetor de desenvolvimento local e o papel das Instituição Financeiras de Desenvolvimento para acelerar o acesso ao crédito das Micro e Pequenas Empresas” e “O poder transformador do crédito aos pequenos negócios como mecanismo indutor do empreendedorismo, inovação, inclusão social e diversidade na cadeia turística”

O evento reuniu representantes do governo estadual, instituições financeiras, parlamentares e empresários que justos discutiram o potencial do setor do turismo, a força do empreendedorismo e os obstáculos que ainda precisam ser superados no acesso ao crédito.

-

*Com informações da assessoria de imprensa da ABDE

  • #microfinacas
  • Turismo