ASN RN
Compartilhe

Sebrae RN abre inscrições para projetos que fortalecem a agropecuária potiguar

Só em 2025, 7.733 produtores rurais foram atendidos movimentando o agronegócio no estado
Por Redação
ASN RN
Compartilhe

Com o objetivo de promover o aumento da produtividade e do faturamento, além de incentivar práticas sustentáveis e estimular a inovação no campo, o Sebrae no Rio Grande do Norte abriu as inscrições para adesão ao catálogo projetos voltados ao fortalecimento e à modernização da agropecuária em todo o estado. As iniciativas atendem produtores rurais e parceiros estratégicos, como prefeituras e instituições locais, interessados em aplicar em seus municípios iniciativas que fomentem o desenvolvimento das atividades no campo.


Os projetos são voltados para produtores de cadeias produtivas estratégicas para a economia potiguar, entre elas fruticultura, suinocultura, ovinocultura, bovinocultura de leite e de corte, algodão agroecológico, apicultura e meliponicultura, pesca, carcinicultura, ostreicultura, piscicultura, cafeicultura e agroindústrias. “A atuação diversificada reforça o compromisso do Sebrae RN com a geração de renda, a inovação e a sustentabilidade no meio rural”, comenta Mona Nóbrega, gerente de Desenvolvimento Rural do Sebrae-RN..

Metodologia
Um dos diferenciais da metodologia aplicada é o atendimento contínuo, com duração entre 8 e 12 meses,que incluem diagnóstico das propriedades, planejamento produtivo, orientações sobre manejo e sanidade, adoção de tecnologias de processos, além de ações voltadas à gestão e ao acesso a mercados. O formato busca alinhar, por meio de um suporte técnico completo, as soluções à realidade de cada atividade e território.

Outro destaque que facilita a adesão do produtor às soluções e amplia a participação de diferentes perfis- desde agricultores familiares até empresários rurais mais estruturados, é a oferta de subsídios que podem chegar a até 70%. “Cada projeto possui uma janela específica de adesão, o que torna essencial que os interessados sinalizem o interesse o quanto antes para garantir vaga”, comentou Mona Nóbrega, gerente de Desenvolvimento Rural do Sebrae-RN.
Os projetos também atendem produtores que estão iniciando uma atividade rural ou que buscam expandir e diversificar seus negócios.

Os interessados em aderir a um dos programas podem procurar uma das agências do Sebrae, localizadas em Natal- próximo a Arena das Dunas ou no Partage Norte Shopping-, Mossoró, Apodi, Assú, Santa Cruz, Nova Cruz, Caicó, Currais Novos e Pau dos Ferros. O atendimento também está disponível nas Salas do Empreendedor dos municípios, no site e nas mídias sociais do Sebrae RN, além da central de atendimento 0800 560 0800.

Mais detalhes sobre cada projeto podem ser consultados na página: https://material.rn.sebrae.com.br/agronegocio.