ASN RN
Compartilhe

Sebrae-RN e Prefeitura de Nísia Floresta firmam parceria para
fortalecer a aquicultura local

Mapeamento dos empreendedores aquícolas será a primeira etapa da cooperação técnica
Por Redação
ASN RN
Compartilhe

O Sebrae no Rio Grande do Norte e a Prefeitura de Nísia Floresta formalizaram, nesta quarta-feira(30), um termo de cooperação técnica com foco no fortalecimento da cadeia produtiva da aquicultura no município. A iniciativa tem como principal objetivo diagnosticar e impulsionar a atividade de forma sustentável, com foco na qualificação dos empreendedores e no respeito ao meio ambiente.

A primeira entrega da parceria está prevista para ocorrer até o final de outubro e consiste em um amplo mapeamento dos empreendedores que atuam no segmento aquícola em Nísia Floresta. A ação corresponde à fase I do termo, que contempla a identificação dos empreendimentos ativos, coleta de informações sobre as práticas produtivas utilizadas atualmente e o levantamento das principais necessidades e desafios enfrentados pelos produtores locais.

Na fase II, será entregue um relatório de diagnóstico detalhado com base nas informações levantadas em campo. Esse material servirá de base para a implementação de ações de consultoria técnica e capacitação dos produtores, com foco na melhoria da produção, inovação dos processos e promoção de práticas mais sustentáveis.

De acordo com o diretor técnico do Sebrae-RN, João Hélio Cavalcanti, a parceria com a Prefeitura de Nísia Floresta representa um passo importante para consolidar a aquicultura como uma atividade econômica estratégica no município. “Estamos trabalhando para que os produtores tenham acesso a conhecimento, inovação e boas práticas de manejo que garantam não apenas o crescimento da atividade, mas também a sua sustentabilidade ambiental e econômica. Essa é uma oportunidade de fortalecer o setor e gerar mais renda para as famílias envolvidas”, destaca.

O prefeito de Nísia Floresta, Gustavo Santos, reforçou a relevância do trabalho conjunto com o Sebrae. “Gostaria de agradecer ao Sebrae-RN, por essa importante iniciativa em parceria com o município de Nísia Floresta. Já fomos reconhecidos como a ‘terra do camarão’, mas, infelizmente, perdemos essa liderança. Queremos entender quais fatores contribuíram para essa mudança e, principalmente, o que podemos fazer para retomar o protagonismo na produção aquícola. Sabemos que existem muitos empreendedores atuando na área, mas ainda não temos um levantamento preciso sobre quem são, o que produzem e onde estão localizados. Por isso, esse trabalho de mapeamento com o Sebrae é tão importante. Hoje trabalhamos com estimativas — queremos dados concretos, queremos ter a realidade de Nísia Floresta no papel, para que possamos planejar ações mais eficazes e oferecer o apoio que esses produtores realmente precisam”, afirmou.

O momento de assinatura contou ainda com a presença, pela Prefeitura de Nísia Floresta, de Guilherme Santos, adjunto da Secretaria de Pesca e Aquicultura, e Kalynne Câmara, assessora técnica. Pelo Sebrae-RN, participaram Mona Nóbrega, gerente de Desenvolvimento Rural, e Marcelo Medeiros, gestor de Aquicultura.

Curso de aquicultura

O Sebrae-RN tem atuado de forma sistemática no apoio à cadeia produtiva da aquicultura no estado, com ações voltadas à organização dos empreendedores, estruturação dos negócios, estímulo à comercialização e introdução de tecnologias. Além disso, a instituição promove capacitações e consultorias especializadas para ampliar a competitividade dos pequenos produtores.

Para isso disponibiliza cursos online de aquicultura para fomentar pequenos negócios e sustentabilidade com inscrições disponíveis no link a seguir: https://digital.rn.sebrae.com.br/lp/pagina-cursos-aquicultura-potiguar

  • Aquicultura