O Sebrae no Rio Grande do Norte é um dos parceiros do Governo do Estado na execução do Programa de Fomento ao Setor Têxtil, Confecção e Promoção da Moda no RN – Costura Mais RN, lançado oficialmente nesta quinta-feira (3), em solenidade no auditório da Governadoria, em Natal. O programa tem como objetivo fomentar o setor de confecções no estado, promovendo capacitação em costura industrial e empreendedorismo, facilitação de acesso ao crédito e valorização da moda potiguar, com o apoio de instituições públicas e privadas.
Executado em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), a Secretaria do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas), a Agência de Fomento do RN (AGN), o Sebrae, o Senai e prefeituras municipais, o programa será implementado em duas etapas e atenderá, ao todo, 37 municípios potiguares.
Ao longo das fases, 1.850 alunos serão qualificados em cursos de corte e costura, além de receberem formação voltada ao empreendedorismo e à promoção da moda, com atividades como desfiles e eventos de divulgação. Para apoiar a aquisição de equipamentos e estimular a formalização das atividades produtivas, o Costura Mais RN também disponibilizará R$ 10 milhões em linhas de crédito acessíveis.
-

O diretor técnico do Sebrae-RN, João Hélio Cavalcanti, reforçou, durante o lançamento, o protagonismo da instituição desde a concepção do programa.“É um projeto inovador, do qual participamos desde sua criação, com o desafio de levar essa atividade econômica até o pequeno empreendedor ou empreendedora que busca gerar renda. Atuaremos com capacitação, gestão, inovação, acesso ao crédito e aos mercados. O objetivo é garantir que os produtos dessas costureiras e costureiros cheguem a todo o estado e, futuramente, que possamos formar cooperativas, fortalecendo uma atividade econômica que gera trabalho e renda no solo potiguar.”
Em vídeo exibido durante a solenidade, o presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, também ressaltou a relevância do programa para a economia local:
“Os pequenos negócios do Rio Grande do Norte respondem por quase 94% das empresas no estado. Mais de 71% dos empregos gerados no Estado no ano passado foram provenientes dos pequenos negócios. O Costura Mais RN vem para estimular o desenvolvimento de um setor com grande potencial e crescente interesse, ao assegurar formação profissional e fomentar o empreendedorismo.”
A governadora Fátima Bezerra destacou que o programa integra uma política pública estruturante voltada à geração de emprego e renda. “O nosso estado tem vocação para o setor têxtil, e com o Costura Mais RN instituímos um sistema sustentável de apoio ao setor, garantindo qualificação e crédito para aquisição de equipamentos. É um passo fundamental para consolidar o trabalho e a renda como eixos centrais do desenvolvimento.”
A presidente da AGN, Márcia Maia, lembrou que o programa prioriza o público feminino, oferecendo condições especiais de crédito sem juros para quem pagar em dia. Já o secretário da Sedec, Sílvio Torquato, e o secretário adjunto, Hugo Fonseca, frisaram que esta é a primeira política pública oficial do Estado voltada exclusivamente ao setor têxtil.
Estiveram presentes na solenidade, representantes da Assembleia Legislativa, de sindicatos, associações e prefeituras também participaram do lançamento e manifestaram apoio à iniciativa. O setor têxtil e de confecções potiguar gera atualmente mais de 20 mil empregos formais, conforme destacou Herlane Cruz, presidente do Sindicato da Indústria de Fiação e Tecelagem do RN e representante da Fiern.
O encerramento da solenidade foi marcado pelo desfile da coleção ‘Caju com Sal’ do estilista potiguar George Azevedo.
-