José Célio Bezerra, representante de 25 artesãs de sisal a região do Trairi Potiguar foi um dos 12 ofertantes da Rodada de Negócios realizada pelo Sebrae-RN na 30ª Feira Internacional do Artesanato (Fiart), na noite da última quinta-feira (30), no Centro de Convenções de Natal. A iniciativa teve como objetivo fomentar a aproximação comercial, geração de negócios e ampliar as oportunidades de comercialização para os artesãos do estado.
“A rodada foi um momento muito especial dentro da feira pois nos dá a oportunidade de apresentar nosso trabalho, mostrando o resgate da produção do Sisal no RN e na nossa região com essa matéria prima sustentável, de baixo custo e versátil”, comentou.
Ele e os demais ofertantes participaram de oficinas preparatórias ministradas pelos consultores do Sebrae, ocasião em que receberam diversas orientações, entre elas, técnicas de vendas, seleção de produtos e apresentação dos materiais em geral.
Além do sisal (fio têxtil), o grupo de artesãos apresentou suas produções em diferentes tipologias, incluindo crochê, cerâmica, madeira, renda e bordado. Participaram 10 compradores, entre lojistas, empresários do setor de decoração, designers e representantes de grandes redes de varejo, criando um ambiente propício para o fechamento de parcerias comerciais.
Para a gestora da Economia Criativa do Sebrae-RN, Maezia Teodora, a Rodada de Negócios é uma estratégia essencial para fortalecer o artesanato potiguar, proporcionando maior visibilidade ao trabalho dos artesãos locais. “Nosso objetivo com a iniciativa é conectar os artesãos a potenciais compradores e assim ampliar o acesso deles ao mercado”, destacou.
Além da exposição dos produtos e das reuniões comerciais, os participantes também tiveram a oportunidade de trocar experiências e conhecer novas tendências do mercado artesanal. Para os artesãos, a iniciativa representa uma chance de profissionalização e expansão dos seus negócios. “Essa foi uma oportunidade muito produtiva, única para apresentar nosso trabalho a um público qualificado e buscar parcerias que possam fortalecer a nossa produção”, afirmou o artesão Gabriel Araújo, da Temtem Artes.
Entre os compradores que participaram da rodada, Clayton Pinheiro, gerente Comercial do hotel Golden Tulip, destacou a importância da ação para o setor de turismo. “Queremos oferecer experiências para os viajantes hospedados no nosso hotel, buscando proporcionar uma vivência com os produtos de artesãos locais, que tragam essa cultura potiguar. Apresentar esses produtos nos nossos espaços é uma forma de personalizar, trazer a exclusividade que todo viajante busca numa experiência única e marcante pelas áreas comuns. Gostamos do que vimos aqui na rodada e saímos com vários contatos e vamos programar alguns encontros”, avaliou Pinheiro, que esteve acompanhado de Carlos Anderson, Coordenador de Hospedagem.
A 30ª Fiart segue até o próximo domingo (4), das 16h às 22h, reunindo expositores de diversas regiões do Brasil e de sete países. O Sebrae conta com uma programação diversificada, incluindo oficinas e espaços dedicados à valorização do artesanato local.
-