ASN RN Atualização
Compartilhe

ELI Summit RN 2023 reúne pela primeira vez sete ecossistemas de inovação potiguares

O encontro ocorreu neste sábado (4), dentro da programação do GORN, e reuniu representantes dos ecossistemas de Natal, Macaíba, Caicó, Currais Novos, Assu, Mossoró e Pau dos Ferros.
Por Especial GO!RN 2023
ASN RN Atualização
Compartilhe

Natal – Representantes de todos os ecossistemas de inovação do Rio Grande do Norte se encontraram na manhã deste sábado (4) no ELI Summit: RN, realizado pela primeira vez no Go!RN. A proposta do evento foi promover uma troca de conhecimentos e experiências entre os grupos e discutir temas como o poder do ecossistema de inovação no desenvolvimento regional, o papel da legislação e abordagens para o desenvolvimento de talentos.

O ELI Summit RN promoveu vários debates, entre eles, o painel O Papel da Legislação no Fortalecimento do Ecossistema Local de Inovação, do qual participaram Joanna Guerra, Helen Buonora e Cintia Freitas. As discussões foram mediadas por Gilmara e Júlia Dutra.

Atualmente, existem sete ecossistemas implantados no Rio Grande do Norte, localizados em Natal, Macaíba, Caicó, Currais Novos, Assu, Mossoró e Pau dos Ferros. O mais antigo é o de Natal, com dois anos de implementação, e os demais possuem um ano de atividade. Há perspectivas de implantação, no próximo ano, em Parnamirim e São Gonçalo do Amarante.

Um ecossistema é estabelecido a partir de uma metodologia do Sebrae, na qual a proposta é apresentada ao governo municipal e, após a concordância da gestão, são convocados os parceiros da cidade, compostos pelos três setores: poder público, entidades representativas, empresas locais e instituições de ensino, para formar o ecossistema de inovação local. O propósito é promover o desenvolvimento da região com mais empreendimentos, educação, startups e inovação.

-


“Juntos, avaliam os potenciais econômicos locais, as vocações da cidade e o que é mais estratégico para ser desenvolvido. Define-se um segmento e uma governança, a partir da qual é elaborado um plano de ação a ser executado pelo grupo”, explica David Góis, gerente da Unidade de Negócios, Inovação e Tecnologia no Sebrae-RN.

Nesse contexto, Góis ressalta que o ELI Summit RN é um momento de integração de boas práticas dos diferentes ecossistemas do RN, além de permitir a apresentação de casos nacionais e internacionais, com o objetivo de fortalecimento mútuo. “Cada ecossistema tem uma estratégia de atuação no seu município que, às vezes, é semelhante à necessidade de outro ecossistema, que não consegue resolver o problema. Portanto, esse evento, por meio de palestras, apresentações de estratégias, novas soluções e oportunidades, possibilita a identificação de práticas a serem replicadas nos diferentes municípios”, explica Góis.

RN em desenvolvimento

Segundo David Góis, o estado potiguar está vivendo um momento de rápida evolução, com resultados de gestões municipais que já estão implementando estratégias, como a lei municipal de inovação, antes não abordada, e iniciativas para a geração de novos talentos, aproximação da academia com o mercado e outras ações que devem resultar em crescimento econômico nos municípios nos próximos anos. Durante o ELI Summit: RN, o diretor do Metrópole Parque, Rodrigo Romão, destacou o poder do ecossistema de inovação para o desenvolvimento regional.

“O poder de um ecossistema é fundamental para transformar a imagem econômica do país por meio de investimentos em ciência e inovação. Os ecossistemas de inovação compartilham recursos, conhecimentos e ideias, proporcionando soluções para desafios e impulsionando o valor econômico. Dotados de metodologias sólidas, capilaridade e entregas concretas, esses ecossistemas não devem se limitar apenas a discussões teóricas, mas se destacam quando têm ação e impacto tangível”, explica Rodrigo Romão.

O ecossistema de Inovação de Natal tem apresentado grandes resultados, tendo conquistado recentemente a melhor colocação entre as regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste no 8º Prêmio Nacional de Inovação. O ecossistema também obteve o 6º lugar na categoria de Ecossistemas de Inovação de Grande Porte da premiação.

Maior evento de empreendedorismo inovador, startups, tecnologia e transformação digital, o GO!RN aconteceu nesta sexta (3) e sábado (4) no Centro de Convenções de Natal, na Via Costeira. Realizado pelo Sebrae-RN e mais 40 correalizadores do ecossistema de inovação, o evento oferece vasta programação com conteúdos e experiências aos aficionados e fãs da tecnologia e inovação.