O acesso a ferramentas de capacitação empresarial está ajudando a transformar a realidade de pequenos negócios e fortalecendo o empreendedorismo no interior do Rio Grande do Norte. É o caso do Empretec, seminário de imersão empreendedora desenvolvido pela Organização das Nações Unidas (ONU) e aplicado no Brasil pelo Sebrae, que acontece em Martins, região do Alto Oeste Potiguar. O seminário tem o intuito de despertar o espírito empreendedor dos participantes e fomentar a economia regional.
Iniciada na segunda-feira (1º), trata-se da terceira turma do Empretec realizada no município serrano. A capacitação segue até hoje (5) e reúne 22 empresários e potenciais empreendedores de Martins e cidades vizinhas, como Alexandria, Itaú, Serrinha dos Pintos e Umarizal. Analista técnica do Sebrae RN, Lúcia Pereira enfatiza que a participação de representantes de diversos municípios reforça a relevância regional do seminário, que rompe os limites municipais e conecta empreendedores de realidades distintas.
“O potencial do Empretec, como elemento transformador do empreendedorismo, tem esse diferencial: de gerar conexões e fortalecer os pequenos negócios, independente do setor de atuação. Por isso atrai participantes de vários municípios que, em comum, buscam inovar, crescer e gerar resultados”, frisa.
Ainda de acordo com Lúcia Pereira, o diferencial do Empretec está na transformação que promove. “Não se trata apenas de aprender técnicas de gestão, mas de despertar atitudes que ampliam a visão de negócios e fortalecem o comportamento empreendedor”, complementa.
Fazer a diferença
Gustavo Morais é um dos participantes da turma do Empretec. Proprietário de farmácia em Martins, ele acredita que a capacitação será um diferencial competitivo no negócio. A ideia, segundo ele, é que o conhecimento adquirido ajude na tomada de decisões e no crescimento da empresa.
“Participar do Empretec sempre foi um sonho, e agora apareceu a oportunidade de participar. Acredito que o curso me ajudará a identificar os meus pontos fortes, os fracos, assim como desenvolver comportamentos empreendedores, tomar decisões mais seguras, e transformar os planos em ações práticas. O objetivo é aumentar ainda mais o faturamento e fazer a diferença no mercado”, pontua.
O Empretec é um dos programas de capacitação empreendedora mais reconhecidos do mundo. Durante cinco dias de imersão, os participantes são estimulados a vivenciar práticas que fortalecem suas habilidades comportamentais, como a busca por oportunidades, persistência, estabelecimento de metas, planejamento e comprometimento. No Rio Grande do Norte, a metodologia da ONU, aplicada exclusivamente pelo Sebrae, já formou mais de 370 turmas.