ASN RN
Compartilhe

Estudantes potiguares apresentam soluções inovadoras no Desafio ELI Agro

Primeira etapa da competição reuniu 22 equipes no Palco Juntos Pelo Agro, com propostas criativas para os desafios do setor rural
Por Especial Festa do Boi 2025
ASN RN
Compartilhe

A Agência Sebrae Festa do Boi 2025 abriu espaço, na manhã deste sábado (18), para soluções inovadoras criadas por estudantes potiguares voltadas aos desafios do setor agropecuário. A primeira etapa de avaliação do Desafio ELI Agro 2025 reuniu 22 equipes de todo o Rio Grande do Norte, formadas por estudantes do ensino médio, técnico e superior, vindos dos municípios de Macaíba, Angicos, Nova Cruz, Assú, Natal, Dix-Sept Rosado, Bodó, Pau dos Ferros, Brejinho e São Paulo do Potengi.

A série de apresentações de pitches de até cinco minutos ocorreu no Palco Juntos Pelo Agro, espaço dos seminários do Sebrae-RN realizados durante a Festa do Boi 2025, um dos maiores eventos do agronegócio do Nordeste, que se encerra neste sábado, 18 de outubro, no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim (RN).

Malu Fontes e João Paulo Damasio, representantes do ELI Agro. (Foto: Isaac Silva)

As propostas apresentadas abrangeram desde produtos para combate a pragas até plataformas digitais para auxiliar nas vendas, aplicativos com inteligência artificial para apoio ao cultivo e sistemas de consultoria e orientação voltados a produtores rurais. As apresentações foram avaliadas com base em critérios como inovação, viabilidade de mercado, sustentabilidade, modelo de negócio, execução, equipe e qualidade do pitch.

Os grupos receberam pontuações referentes ao desempenho nas apresentações, somadas às notas obtidas nas atividades e entregas realizadas antes do evento. Com o resultado, foi divulgado um ranking geral com as pontuações das equipes. Todas elas seguem para a grande final, que contará com uma nova rodada de pitches e novas oportunidades de pontuação. Haverá ainda bônus adicionais para as equipes que apresentarem um produto rural formalizado no Go!RN, desenvolverem um plano de negócios ou levarem protótipos de suas soluções.

Jovens que transformam o agro

Com ideias que unem criatividade e conhecimento técnico, os estudantes mostraram que a inovação no campo também nasce dentro das salas de aula. Manoel Luís, 15 anos, estudante da Escola Estadual Sérvulo Pereira de Araújo, em Bodó, apresentou uma solução de fungicida natural, desenvolvida a partir de um projeto da Feira de Ciências de sua escola. O produto já foi testado em uma fazenda de cultivo de morangos.

Manoel Luís, 15 anos, estudante da Escola Estadual Sérvulo Pereira de Araújo, em Bodó, apresentou projeto de um formicida natural. (Foto: Isaac Silva)

“Tudo começou em uma feira de ciências este ano, quando percebemos que muitos agricultores do nosso município enfrentavam problemas com essa praga. Está sendo muito bom participar e quero continuar aprimorando meu projeto”, contou o estudante.

Camile Vitória, 20 anos, aluna do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Escola Agrícola de Jundiaí, em Macaíba. (Foto: Isaac Silva)

Já no contexto do ensino superior, Camile Vitória, 20 anos, aluna do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Escola Agrícola de Jundiaí, em Macaíba, apresentou a AgroPlanner, uma plataforma com sugestões e dicas sobre plantio e colheita, voltada a auxiliar produtores no planejamento de suas plantações, estimulando a diversidade de culturas e evitando a monocultura.

“Foi muito interessante participar e assistir às outras apresentações. A gente acaba conhecendo novas tecnologias e trocando ideias com produtores que normalmente não teríamos contato. Essa interação foi uma das partes mais enriquecedoras do desafio”, destacou.

Jornada de aprendizado e inovação

O Desafio ELI Agro 2025 é uma iniciativa do Ecossistema Local de Inovação (ELI Agro), que tem o propósito de aproximar estudantes, pesquisadores, produtores rurais, startups e instituições para cocriar soluções inovadoras voltadas ao agronegócio potiguar.

A jornada de aprendizado começou em setembro, com um encontro de orientação inicial que apresentou as diretrizes do projeto. A partir daí, as equipes participaram de uma trilha de capacitação com módulos sobre Diagnóstico Assertivo, Canvas e MVP, Design Thinking e Prototipagem e Pitch de Sucesso. Além das aulas, os participantes tiveram acesso a materiais de leitura e atividades interativas.

Após essa etapa, as equipes foram direcionadas a produtores rurais para realizar diagnósticos em campo, com apoio técnico do SENAR e do Sebrae-RN. Com base nas informações coletadas, os estudantes desenvolveram suas soluções e participaram de mentorias individuais para aprimorar seus projetos antes da fase de apresentações.

O edital do Desafio foi lançado durante a Expofruit 2025, em Mossoró, no evento de inauguração do Hub de Inovação do Agro. A edição deste ano contou com 35 equipes inscritas, número superior ao da edição anterior, que teve 20 grupos — um reflexo do crescente interesse de jovens e adolescentes pela inovação no campo.

A próxima etapa será a grande final, marcada para o dia 8 de novembro, durante o Go!RN. As equipes finalistas apresentarão seus pitches para uma nova rodada de avaliação. O grupo com melhor desempenho receberá um notebook para cada integrante, além de troféu e certificado de classificação. As equipes classificadas em segundo e terceiro lugar receberão troféus, certificados e brindes de patrocinadores.

  • AGÊNCIA SEBRAE FESTA DO BOI 2025