ASN RN
Compartilhe

Fórum de Sustentabilidade destaca avanços do agronegócio e lança selo ESG Sebrae no RN

Evento na Agência Sebrae Festa do Boi 2025 reforça integração entre sustentabilidade, inovação e rentabilidade no campo
Por Especial Festa do Boi 2025
ASN RN
Compartilhe

A Agência Sebrae Festa do Boi 2025 foi palco, nesta quarta-feira (15), do Fórum de Sustentabilidade – Eli Agro (Ecossistema Local de Inovação da Agropecuária). O encontro abordou os potenciais do agronegócio brasileiro no crescimento econômico aliado ao desenvolvimento sustentável, destacando a importância de unir rentabilidade com responsabilidade social e ambiental.

Um dos momentos de destaque foi o lançamento estadual do Projeto Crescimento Sustentável Sebrae, uma plataforma digital que permite a micro e pequenas empresas se cadastrarem e obterem o Selo ESG Sebrae, concedido a negócios que comprovam práticas alinhadas aos princípios de sustentabilidade — ambiental, social e de governança.

Segundo Mona Paula Nóbrega, gerente da Unidade de Desenvolvimento Rural do Sebrae-RN, o projeto se baseia em três pilares principais: apoio consultivo próximo, crescimento sustentável com foco ESG e fortalecimento em marketing e vendas.

A proposta é que as micro e pequenas empresas recebam ferramentas e orientações para crescer de forma inteligente, com resultados reais, vendendo mais com base na pauta da sustentabilidade. A plataforma oferece diagnósticos, consultorias personalizadas e estratégias de vendas e marketing. A ideia é crescer de forma sustentável e lucrativa, destacou Mona Paula Nóbrega, gerente da Unidade de Desenvolvimento Rural do Sebrae-RN.

O selo é concedido em quatro níveis — Bronze, Prata, Ouro e Diamante — conforme o desempenho da empresa na plataforma. As dez mil primeiras empresas brasileiras que se cadastrarem no site esg.sebrae.com.br terão acesso gratuito ao apoio consultivo e às ferramentas de marketing oferecidas pelo Sebrae.

A palestra sobre Agronegócio Sustentável, ministrada por Arone de Paula Lira Alves, mestre em Economia e Gestão do Ambiente pela Universidade do Porto (Portugal), com pesquisa voltada para Agronegócio Sustentável e Crédito Rural, reforçou a relevância da implantação de práticas sustentáveis nas empresas.

A palestrante apresentou dados que comprovam o papel de destaque do Brasil no contexto global da sustentabilidade e destacou que bancos e instituições financeiras têm ampliado o acesso ao crédito para empresas comprometidas com a agenda ESG. Além disso, dos 18 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela ONU, 13 estão diretamente relacionados ao agronegócio.

Arone de Paula Lira Alves, mestre em Economia e Gestão do Ambiente pela Universidade do Porto.

“Quando comparamos o Brasil com países europeus, como a França, percebemos o quanto preservamos da nossa biodiversidade. Produzir alimentos no Brasil gera menos gases de efeito estufa do que em qualquer outro lugar do mundo. Precisamos registrar, elaborar relatórios e divulgar, porque somos referência mundial e muitas vezes não reconhecemos isso”, concluiu a palestrante.

Agência Sebrae Festa do Boi

O Sebrae-RN participa da Festa do Boi 2025 com um espaço de 5 mil m² voltado à inovação, sustentabilidade e fortalecimento da economia potiguar, chamado Agência Sebrae Festa do Boi. De 10 a 18 de outubro, no Parque Aristófanes Fernandes, o público encontra palestras, oficinas, exposições, experiências gastronômicas e oportunidades de negócios em diversas cadeias produtivas.

A programação inclui a Fazendinha Modelo, a Queijeira Artesanal Nivardo Melo, a Exposição de Queijos Artesanais do Brasil, o espaço Feito Potiguar e atividades da Economia Criativa, além de ações de educação ambiental e neutralização de carbono.

Mais informações: agenciasebraefestadoboi.com.br

  • AGÊNCIA SEBRAE FESTA DO BOI 2025