ASN RN
Compartilhe

Hub PotiAgro e Desafio EliAgro são lançados para fortalecer inovação no agronegócio potiguar

Iniciativas lançadas na Expofruit 2025 fortalecem Ecossistema Local de Inovação
Por Especial Expofruit 2025
ASN RN
Compartilhe

O Rio Grande do Norte deu mais um passo rumo à transformação do agronegócio com o lançamento do Hub de Agronegócio do Ecossistema Local de Inovação (PotiAgro) e do Desafio EliAgro 2025, iniciativas coordenadas pelo Sebrae-RN que estimulam a competitividade, a sustentabilidade e a digitalização no campo. O lançamento das iniciativas ocorreu dentro da programação da Expofruit 2025, realizada na semana passada em Mossoró, reunindo produtores, pesquisadores, gestores públicos e empreendedores.

Instalado na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Sedint), com apoio da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru), o PotiAgro nasce como um espaço colaborativo para impulsionar startups, empreendedores e produtores, fomentando conexões estratégicas entre a produção agrícola e soluções tecnológicas. “Estamos criando um ambiente onde a inovação se torna acessível para quem está no campo e precisa de ferramentas para produzir mais, melhor e com sustentabilidade”, destacou o diretor Técnico do Sebrae-RN, João Hélio Cavalcanti.

Já o Desafio EliAgro 2025 chega para mobilizar estudantes de diferentes áreas que desejam propor soluções inovadoras para os desafios do setor. O programa convida equipes de dois a cinco integrantes – sendo um dos participantes um orientador – a desenvolverem projetos capazes de revolucionar o agronegócio potiguar. As inscrições estão abertas até 31 de agosto, e os projetos selecionados terão apoio em capacitação, mentorias e acesso à rede de inovação do Ecossistema Local.

Segundo a gerente de Desenvolvimento Rural do Sebrae-RN, Mona Nóbrega, o PotiAgro e o Desafio EliAgro fortalecem um movimento que já desenvolve resultados expressivos no estado. “O Hub e o Desfio são alavancas para aproximar a tecnologia da realidade do produtor rural. Aproxima universidades, startups, instituições e grandes empresas aliados para desenvolver soluções com mais tecnologia, mais inovação e sustentabilidade no agronegócio”, afirmou.

O Sebrae-RN é um dos principais articuladores do Ecossistema Local de Inovação (ELI), que atualmente conecta universidades, empresas, startups e instituições públicas em todo o estado. Por meio do apoio técnico e de investimentos em projetos de base tecnológica, a instituição tem viabilizado oportunidades para transformar o setor agro em um dos mais promissores da economia potiguar.

-

Representantes da Governança EliAGRO.  
  • Desafio Eli Agro
  • HubEliAgro