ASN RN Atualização
Compartilhe

Inscrições para projeto Mais Performance Moda se encerraram no dia 9 de janeiro

O projeto visa ampliar a produtividade de oficinas de costura. As participantes receberão sistema inteligente de controle e gerenciamento da produção têxtil
Por Redação
ASN RN Atualização
Compartilhe
Podem se inscrever nessa fase piloto ficinas de costura instaladas nas regiões do Trairi e Seridó. Fotos: Reprodução

Natal – As inscrições para o projeto Mais Performance Moda, que visa ampliar a produtividade de pequenas unidades têxteis do estado, terminam no dia 9 de janeiro. Podem se inscrever para esta fase inicial do programa oficinas de costura instaladas nas regiões do Trairi e Seridó, que receberão uma plataforma de controle inteligente e de gerenciamento da produção. O projeto é uma iniciativa do Sebrae no Rio Grande do Norte, Federação das Indústrias do Estado (Fiern) e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que foi aprovada em primeiro lugar para receber recursos do Concurso nº 002/2021, da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) no âmbito do Programa DIGITAL.br. As empresas interessadas deverão solicitar participação pelo e-mail [email protected]. As vagas são limitadas.

Serão selecionadas 60 oficinas de costura das duas regiões nessa primeira fase do projeto, que já inicia na segunda quinzena de janeiro próximo. As empresas participantes contarão com uma plataforma inteligente para monitorar indicadores e índices produtivos para assim aumentar a performance das unidades têxteis. Em etapa futura, as ações serão estendidas as demais oficinas de costura do estado, englobando no total 120 empresas de diferentes regiões.

Verônica Melo, gestora do projeto

De acordo com a gestora do Mais Performance Moda no Sebrae-RN, Verônica Melo, o projeto começa com capacitações direcionadas para empresários, gestores e equipes de colaboradores para detalhar o processo de implantação da ferramenta e a importância do monitoramento.

“O sucesso do projeto depende do envolvimento de todo o corpo funcional e gerencial das empresas participantes”, reforça Verônica Melo.

Em seguida, O projeto entra no desenvolvimento do software e hardware e implantação do sistema inteligente de controle e gerenciamento da produção têxtil em tempo real. Os empresários receberão consultorias e mentorias em conceitos e processos produtivos alinhados à transformação digital.

O projeto Mais Performance Moda surge no momento em que as pequenas empresas atravessam um cenário de avanço das vendas online, a concorrência internacional e o crescimento do modelo fast fashion, o que exige preparo para responder às exigências desse novo consumidor e estratégias capazes de gerar competitividade para essas pequenas indústrias da cadeia têxtil potiguar./>

“O Mais Performance Moda visa inserir inteligência de dados na indústria têxtil para aumentar a produtividade do setor a partir da captura, processamento e disponibilização em uma camada simples de visualização de dados, dando tempestividade a tomada de decisão do empreendedor”, diz a gerente da Unidade de Desenvolvimento Setorial do Sebrae-RN, Lorena Roosevelt, sobre o objetivo e ideia original do programa.

O projeto é apoiado pelo Concurso nº 002/2021, realizado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial – ABDI, no âmbito do Programa DIGITAL.br, e ficou em primeiro lugar entre os dez selecionados, concorrendo com iniciativas de todo o país. O Mais Performance Moda recebeu a premiação máxima de R$ 550 mil, que serão usados na execução da fase piloto e de escala.