Um grupo de empresários do Rio Grande do Norte participa da edição 2025 da Offshore Technology Conference (OTC), em Houston, nos Estados Unidos. Considerado um dos principais do setor petrolífero no mundo, o evento começou na última segunda-feira (5) e segue até quinta-feira (8).
A comitiva potiguar compõe missão empresarial liderada pelo Sebrae no Rio Grande do Norte, em parceria com a Associação Redepetro RN. O objetivo dos empresários é gerar conexões de negócios e conhecer novas tecnologias e soluções que fortaleçam a cadeia de petróleo e gás do Estado.
Ao longo dos próximos dias, a feira será palco para o lançamento de novas tecnologias, soluções inovadoras e debates sobre os rumos da indústria. Com mais de 1.200 expositores e visitantes de mais de 100 países, a OTC é vitrine de inovações e espaço para debates sobre o futuro da energia no mundo.
Gestor do Projeto de Petróleo, Gás e Energia do Sebrae RN, Robson Matos explica que a participação na feira é estratégica para potencializar os negócios do setor no Rio Grande do Norte, especialmente pelo caráter global do evento.
“A OTC é uma oportunidade única para entendermos a dinâmica do offshore. E a missão empresarial é fundamental por tornar possível aos empresários participarem dos eventos, das discussões, conhecerem o cenário atual, as novidades do mercado e, principalmente, fazer as conexões necessárias para tornar nossa cadeia produtiva mais competitiva e fortalecer os negócios do setor no estado”, pontua.
Oportunidade
A empresa Idus, especializada em automação e desenvolvimento de software para o setor de petróleo e gás, é uma das representantes do RN no evento. Para Juliano Araújo, diretor da empresa, a presença na feira é passo importante para posicionamento da Idus no mercado internacional.
“Participar da OTC está sendo extremamente positivo. É uma oportunidade para interagir com outras empresas do nosso ramo da tecnologia, conhecer algumas novidades, conhecer o que eles tão fazendo, e nos posicionar frente ao mercado internacional. E o apoio do Sebrae, como sempre, é fundamental nesse apoio às empresas para que elas participem de um evento desse porte”, frisa.
Além das conferências que contam com a presença de especialistas renomados e de empresas globais do setor, a comitiva potiguar participa, paralelamente, de eventos realizados por operadoras brasileiras, como a Petrobras, e iniciativas no Pavilhão Brasil, dedicado à promoção de empresas nacionais instalado na feira.
Prospecção
Para o presidente da Redepetro RN, José Nilo, a presença do grupo na feira representa uma chance concreta de ampliar o intercâmbio com grandes players do setor e abrir novas frentes de negócios.
“A OTC reúne empresas do mundo inteiro e nos permite ter acesso a tecnologias inovadoras e estabelecer contato direto com grandes corporações. Esse ambiente favorece a realização de novos negócios e cumpre nossa missão de fortalecer o segmento de petróleo e gás do RN”, avalia.
Durante o evento, os empresários também cumprem agenda de prospecção da Mossoró Oil & Gas Energy (Moge) — considerada a maior feira da cadeia onshore da América Latina, realizada anualmente em Mossoró. A expectativa é atrair novos expositores e parceiros para a edição 2025, reforçando o papel do município como a Capital do Onshore brasileiro.
-