Mossoró – Imagine misturar, em uma só receita, ingredientes tradicionais da culinária regional e adicionar, ao tempero, pitadas de inovação e muita criatividade. O resultado da combinação pode ir além de uma deliciosa explosão de sabores, e se transformar num diferencial competitivo no mercado. Essa receita existe, e é a estratégia adotada por seis empreendimentos do setor de gastronomia de Mossoró para atrair clientes e aumentar as vendas.
Os estabelecimentos integram grupo de empreendedores apoiados pelo Sebrae no Rio Grande do Norte que expuseram e comercializaram produtos na Agência Sebrae Ficro, dentro da programação da 35ª Feira Industrial e Comercial da Região Oeste (Ficro). O evento foi encerrado neste domingo (29), na Estação das Artes, em Mossoró.
Foram quatro empreendimentos de alimentação (O Mirante da Serra, Estação café, Mamute/Komburguer e U7 Hamburgueria) e dois de bebidas (Cachaçaria Fulô do Mato e Cervejaria É o Fraco!). Ao longo dos quatro dias da maior feira multissetorial do estado, as receitas diferenciadas apresentadas atraíram a atenção e o paladar de quem passou pela feira.

José Fernandes é proprietário do restaurante O Mirante da Serra, aberto há quatro anos, na comunidade rural Serra Mossoró. Na feira, ele apresentou o tradicional sabor sertanejo da tripa de porco, servida na telha, e acredita que a visibilidade gerada no evento fará a diferença no dia a dia do negócio.
“É a primeira vez que participo, e o resultado não poderia ser melhor. Tenho certeza de que a visitação aumentará no restaurante. Comercializamos nossos produtos e ficamos mais perto das pessoas e mais conhecidos. O Sebrae tem me ajudado em tudo e estamos muito satisfeitos com a participação na feira”, comemora.
De acordo com o analista do Sebrae RN, Ralph Monteiro, a ideia de disponibilizar o espaço para exposição e comercialização na Ficro é, justamente, fortalecer o setor, especialmente dos empreendimentos que trabalham com produtos locais, com foco na gastronomia tradicional sertaneja. “Essa iniciativa coroa uma série de ações que o Sebrae realiza ao longo do ano no setor de gastronomia. Nossa ideia é de elevar a competitividade, estimular o crescimento e tornar o segmento ainda mais fortalecido”, pontua.
Cerveja e cangaço
O protagonismo mossoroense por ter combatido o Bando de Lampião, em 1927, vai além de ser apenas mais um capítulo importante da história da cidade. Os personagens desse fato, enraizados na cultura local podem ser lembrados ao degustar uma cerveja artesanal na Cervejaria É o Fraco!.
No empreendimento, recentemente integrado à Rota da Cerveja Potiguar, projeto desenvolvido pelo Sebrae-RN, a identidade cultural ganha destaque. A cerveja IPA é Maria BonIPA e a APA, chama-se JararAPA, que remetem aos nomes dos personagens Maria Bonita e Jararaca, que integravam o Bando de Lampião.
De acordo com a sócia da Cervejaria É o fraco!, Sabrina Tainá, a participação da empresa no espaço da Agência Sebrae se configura como uma oportunidade para tornar o negócio mais conhecido e ampliar as operações comerciais.
“Graças ao Sebrae, que nos disponibilizou o espaço, tivemos uma ótima oportunidade de mostrar, para mais pessoas, os diferenciais que temos e vemos com bons olhos, porque a feira é uma vitrine para todo o estado. Foi e continuará sendo de muita importância participar. Isso vai ajudar a divulgar a cervejaria e proporcionar um aumento nas vendas”, pontua.
Um café, por favor
Rômulo Negreiros é outro empreendedor que aproveitou a participação na Ficro para expor produtos e atrair clientela nova ao seu Estação Café, empreendimento que oferece diversos tipos de cafés artesanais, em Mossoró. Segundo Negreiros, a feira contribuirá, sobremaneira, para que os produtos, até então desconhecidos do grande público, passem a fazer parte da rotina gastronômica dos mossoroenses e de visitantes da cidade.
“O Sebrae está fazendo um trabalho incrível e eu só tenho a agradecer. Aqui estamos tendo a oportunidade de muitas pessoas nos descobrirem como local diferenciado, que oferece produtos diferenciados, aqui em Mossoró. Coisa que não conseguiríamos apenas com a loja física, avalia.
Sobre a Ficro
Realizada pela Associação Comercial e Industrial de Mossoró (Acim), a Ficro conta com a parceria do Sebrae no Rio Grande do Norte, idealizador da feira. Na edição deste ano, a entidade desenvolveu uma série de ações voltadas à valorização dos segmentos da moda e da gastronomia mossoroense.
A área destinada à Agência Sebrae também contou com uma passarela onde ocorreram, diariamente, desfiles de moda com produção autoral de marcas locais. Houve ainda exposição das peças em estandes para comercialização. Participaram da iniciativa as empresas Arremate, Nanda Shoes, Básico Básico, Maria Mar, Haraflor, BM, X-Tribes, além da Fitness com Amor, Syrillus e Lisli.