O último dia do EliSummit 2025 começou com a oficina “IA em Ação: ferramentas práticas para revolucionar seu ecossistema”, ministrada pelo especialista Tiago Belotte. A atividade, realizada na manhã desta quinta-feira (6), foi uma das mais disputadas da programação e surgiu a partir da alta demanda registrada no primeiro dia do evento, quando as vagas se esgotaram rapidamente. O grande interesse reforça o protagonismo crescente da inteligência artificial (IA) nas discussões sobre inovação e gestão pública.

Durante a oficina, Tiago Belotte conduziu os participantes por três etapas complementares. A primeira, “Entendimento da IA”, abordou conceitos fundamentais sobre o funcionamento, o potencial e os riscos da tecnologia, destacando como utilizá-la de forma assertiva. Em seguida, o módulo “IA na Inovação” explorou aplicações práticas em negócios e nos ecossistemas locais de inovação. Por fim, a parte dedicada à “Geração de Ideias com IA” mostrou como humanos e máquinas podem colaborar para desenvolver soluções criativas e efetivas. Segundo Belotte, o sucesso da oficina pôde ser medido pela capacidade dos participantes de gerar ideias inovadoras com apoio da inteligência artificial.
Entre os participantes, estava Jeter da Silva Souza, secretário de Comunicação do município de Maxaranguape, distante 50km de Natal, que destacou a relevância do aprendizado para a realidade de cidades menores.
“A oficina foi importante para abrir os horizontes em relação ao uso da IA. Em municípios pequenos, as equipes são bastante reduzidas, principalmente na comunicação, da qual faço parte. O uso da IA ajuda a ampliar os horizontes, a entrar em assuntos mais específicos, e facilita muito na criação de roteiros e conteúdos”, afirmou.
Silva também destacou a importância de integrar o município ao movimento de inovação potiguar.“O evento é totalmente diferente da nossa realidade, mas abre oportunidades para conhecermos iniciativas de inovação. Espero que, no próximo EliSummit, Canguaretama já esteja integrada aos ecossistemas locais de inovação.”
Com alta participação e lista de espera, a temática “IA em Ação” encerrou a programação da manhã das oficinas do EliSummit 2025 reafirmando a missão do evento que é o de aproximar tecnologia, inovação e desenvolvimento regional, impulsionando gestores, empreendedores e comunicadores a adotarem ferramentas práticas para transformar seus territórios.
Realizado na capital potiguar, o encontro contou com 822 participantes de 25 estados, mais de 600 pessoas nas oficinas e mais de 400 rodadas de matchmaking, evidenciando o engajamento do público e a relevância dos temas abordados. A programação incluiu palestras, painéis, oficinas, encontros de negócios e visitas técnicas em de roteiros simultâneos da Região Metropolitana de Natal voltadas à discussão sobre o papel da inovação e da tecnologia no fortalecimento dos territórios.
-

