Natal – O Sebrae no Rio Grande do Norte prorrogou para o dia 30 de junho a data final para as inscrições em um dos quatro editais de seleção de bolsistas do Programa Agentes Locais de Inovação (ALI). O prazo encerraria na última quarta-feira (15), mas foi estendido por mais 15 dias. Estão sendo ofertadas 47 vagas, distribuídas entre as quatro modalidades dos editais que foram abertos: Transformação Digital, Inovação Rural, Produtividade e Educação Empreendedora. Os bolsistas aprovados atuarão em diversas cidades do estado. Ao todo, poderão ser preenchidas até 47 vagas, além de cadastro reserva. As inscrições estão sendo feitas pela internet no site da Concepção (https://www.concepcaoconsultoria.com.br/pagina/214/SEBRAERN-ALI-2022.aspx), onde também é possível conferir todas as regras de cada edital
A prorrogação do prazo final das inscrições, por consequência, alterou também algumas datas do cronograma da seleção. É o caso da data para realização das provas, que foi remarcada para o dia 10 de julho.
Realizada de forma online, a avaliação é composta de uma prova subjetiva e outra objetiva, contendo 50 questões sobre língua portuguesa e os seguintes temas: Inovação, Sustentabilidade, Manual de Oslo, Pesquisa GEM 2019, Conhecimento do Sebrae, Ambiente e gestão dos pequenos negócios, Empreendedorismo, Produtividade, Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, Gestão da Inovação, Marco Legal da Inovação, Ecossistema de Inovação – MEI Tools, Modelos Ágeis e Transformação Digital.
Os selecionados trabalharão com temas ligados à inovação e o valor das bolsas é de R$ 5 mil mensais. As exigências quanto à experiência e a área da graduação do candidato variam conforme cada edital. As bolsas têm duração de 21 a 24 meses para atuação presencial em campo. A seleção de bolsistas faz parte do Projeto de Agentes, no âmbito da Política de Inovação do Sistema Sebrae, que tem como objeto a promoção da inovação para o desenvolvimento sustentável do país, por meio da utilização do Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação (MLCTI).
Os aprovados nos editais do Rio Grande do Norte, que já estão abertos, irão atuar como Agentes Locais de Inovação (ALI). E, por meio de um dos editais, esses agentes passarão a atuar em escolas com a temática da educação lempreendedora. A proposta é que agentes levem o conhecimento sobre inovação e empreendedorismo para as instituições públicas de ensino da educação básica.
De forma geral, as seleções serão realizadas em três etapas, que incluem análise documental/curricular, provas de conhecimentos e entrevista individual ou avaliação de habilidades e perfil, a depender das especificidades de cada edital. A participação do candidato é feita por meio de inscrição via internet e preenchimento de formulário eletrônico. A taxa de inscrição é no valor de R$ 30,00. O início das atividades está previsto para agosto de 2022, após homologação do resultado do processo seletivo, conforme cronograma disponível nos editais.