ASN RN Atualização
Compartilhe

Sebrae-RN e ADENE assinam protocolo de colaboração em prol da eficiência energética

Parceria entre instituições visa reforçar estratégias no uso de energias renováveis frente às mudanças climáticas
Por Redação
ASN RN Atualização
Compartilhe

Natal – Em um movimento estratégico para fomentar a sustentabilidade e a eficiência energética como uma frente de combate às mudanças climáticas entre as micro e pequenas empresas, o Sebrae e a Agência Nacional de Energia (ADENE) formalizaram nesta terça-feira (03) um Plano de Colaboração entre as instituições. A iniciativa visa integrar esforços para promover a formação, conhecimento sobre transição energética e a adoção de práticas mais sustentáveis no setor empresarial.

As micro e pequenas empresas respondem por 90% das energias renováveis no Rio Grande do Norte. O Superintendente do Sebrae-RN, Zeca Melo destacou a relevância da parceria para o desenvolvimento sustentável do Rio Grande do Norte e do país.

“Este foi o primeiro passo para a construção de uma agenda com ações e prioridades voltadas para o desenvolvimento do setor. Temos oportunidade de desenvolvermos vários trabalhos em conjunto, principalmente na questão da elaboração de novas soluções tecnológicas. Com ferramentas e o conhecimento necessário para adotar práticas energéticas mais eficientes e limpas estaremos não apenas contribuindo para a sustentabilidade ambiental, como também ajudando esses pequenos negócios a se tornarem mais competitivos”, comentou.

O Presidente do Conselho de Administração da ADENE, Nelson Lage, destacou também a importância da colaboração entre as instituições para alcançar os objetivos de sustentabilidade energética. “O Brasil tem mostrado que tem apostado fortemente nas energias renováveis. O país tem uma matriz energética muito interessante, com grande foco no hídrico, no solar e no eólico. Acreditamos no sucesso da colaboração entre os países com grande foco nas energias renováveis, na formação e na capacitação. O Sebrae é o parceiro certo com a sua expertise nesta área. Esperamos compartilhar experiências nos vários setores das energias renováveis, especialmente com foco nos edifícios, na certificação”, disse Lage.

Eficiência energética; Mobilidade de sistemas intensivos no uso de energias; Formação e sensibilização de empresas; Disseminação de boas práticas e o Aprendizado bilateral são as temáticas prioritárias que farão parte da construção da agenda de ações do plano, que será implementado em várias etapas.

“Nosso papel é dar protagonismo aos pequenos negócios nas cadeias de energias renováveis que dão vida ao setor”, comentou a gerente do Pólo de Energias Renováveis do Sebrae-RN, Lorena Roosevelt que irá coordenar o trabalho.

A ADENE, empresa que trabalha com eficiência energética há mais de 15 anos. É a entidade gestora do Sistema de Certificação Energética de Edifícios em Portugal. “Com a expertise da ADENE, vamos construir soluções para levar para as pequenas empresas em várias áreas, entre elas, a eficiência energética em edificações”, explicou.

O Pólo de Energias Renováveis do Sebrae-RN, hub de informações e conexões, é referência nacional no desenvolvimento e solução em energias renováveis, sendo o replicador de boas práticas em outros estados do país.

O RN é destaque na vocação para energias renováveis, sendo o maior produtor de energia eólica do Brasil, com quase 10 Gigawatts de potência instalada, com 345 empreendimentos (operação, construção e contratados) e 11,2 GW de potência instalada e a ser gerada. Até 2026, o estado deverá produzir 9,7GW, representando 26 vezes a energia solar que produz atualmente.

Participaram da solenidade de assinatura do Protocolo de Colaboração, pelo Sebrae-RN, Itamar Manso- Presidente do Conselho Deliberativo Estadual, Edwin Aldrin- Assessor da Diretoria e Deyvsson Cabral-Gerente da Assessoria Jurídica. Pela ADENE, Marina Alves Diretora de Estratégia, Políticas e Projetos, Mário Ribeiro- Coordenador de Comunicação Estratégica e Luís Silva, Diretor de Cooperação e Relações Institucionais.

EVEX

Na programação do Evex- Energy Virtual Experience, evento que conta com o Sebrae como um dos apoiadores oficiais, Lorena vai participar na quinta-feira (04) da mesa redonda, “Rota da Geração Distribuída: inovações e modelos de negócios”. Ao lado do CEO da Helexia Brasil, Aurélien Maudonnet com a moderação de Maria João Rolim, sócia do Rolim Goulart Cardoso Advogados, eles irão debater sobre boas práticas adotadas pela cadeia produtiva das energias renováveis.

O evento, realizado desde 2022, reúne todos os atores da cadeia produtiva do setor energético, bem como membros da academia e interessados, para troca de experiências, debates sobre as inovações e tendências do setor focado na transição energética.